Marketing mix ou mix de marketing são variáveis que precisam ser analisadas durante a formulação de um plano de marketing eficaz. O marketing mix é responsável pelo entendimento total do produto ou serviço, ou seja, saber de toda a sua formulação e execução para poder vender de forma mais eficiente.
A primeira versão do marketing mix tem quatro variáveis e é adotado por diversas empresas. O modelo foi defendido por Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing” na Universidade de Michigan em 1960. São eles:
O segundo modelo é denominado 4 A’s de Raimar Richers ou Sistema Integrado de Marketing, que se dividem em:
Existe o terceiro conceito que é chamado de 4 C’s de Robert Lauterborn, desenvolvido no ano de 1990, com ideias contrárias e complementares ao conceito de Mc Carthy. Ele sugere substituir os 4 P’s pelos seguintes 4 C’s:
Ao correlacionar os 4 P’s com os 4 C’s teremos:
Hoje em dia ainda podemos ter todos esses conceitos vigentes, pois o esqueleto da empresa ainda é o mesmo e a necessidade de vender também. O que precisamos prestar atenção é que o consumidor mudou muito desde 1960 e a maneira de vender também. Mas ainda precisamos vender produto e serviço sabendo exatamente o que ele irá proporcionar ao consumidor final. Então, pensando em Robert e seus 4 C’s temos que analisar também a necessidade e o desejo do consumidor. Satisfazer o cliente com o custo não é fazer o preço que ele quer, e sim, convencê-lo de que aquele valor agregado no produto vale o quanto ele está pagando. E, hoje, a comunicação com o consumidor está mais instantânea do que em 1990 e nesse ponto também devemos pensar em como o marketing digital vai auxiliar nessa comunicação.
Parece complexo pensar em todos os processos separados, porém se agrupados e pensados por etapa, a complexidade se dissolve. Vamos analisar o marketing mix de Kotler e McCarthy.
Produto:
Preço:
Praça:
Promoção:
Defina os melhores canais de divulgação, ou seja, as mídias mais acessadas pelos seus potenciais clientes ou os locais mais frequentados;
Pesquise os dias e horários mais indicados para promover seu negócio;
Verifique quais ações têm os melhores resultados, tais como formato dos conteúdos (vídeos, imagens, textos) e linguagem;
Confira o que seus concorrentes estão fazendo e descubra seus pontos fortes e fracos.
Como você percebeu, o Marketing Mix é de extrema importância para as empresas. E sua empresa precisa analisar melhor as etapas antes de precificar ou fazer um plano de investimentos em mídias. Ainda tem dúvidas de como começar ou quer melhorar o seu marketing, para atrair mais vendas? Converse com um especialista da Toulouse agora mesmo.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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