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O que esperar das agências de publicidade em 2019

3 de janeiro de 2019 por na categoria Estratégia com 0 e 0

2019 já começou com uma pergunta muito interessante: como as agências de publicidade deverão atuar neste novo ano, para entregar resultados concretos para seus clientes? Primeiro, vamos relembrar o que aconteceu em 2018!

2018 trouxe desafios fora do comum para as agências de publicidade. Passamos pela greve de combustível, mudanças políticas e econômicas radicais, uma queda muito forte no consumo, mais de 15 milhões de pessoas desempregadas… Enfim, foram vários fatores que levaram as empresas a reverem suas estratégias, com mudanças inesperadas por causa do cenário geral no Brasil.

E entre as agências de publicidade, também tivemos mudanças significativas. A principal delas foi que os profissionais de publicidade tiveram que se remodelar, para atender as novas demandas dos clientes, geradas pela necessidade de ter mais vendas. Não adiantava mais apenas buscar a conta perfeita, criar campanhas criativas, atingir o público-alvo em cheio, se tudo isso não trouxesse vendas.

As novas demandas exigidas pelos clientes levou muitas agências a buscarem novas formas de cumpri-las. Assim, vimos muitos publicitários e outros profissionais da área aperfeiçoando suas técnicas, com a participação crescente em cursos, palestras e workshops. A mentalidade dentro das agências também mudou muito, com maior foco nas ações que dão resultados em vendas recorrentes ou com ticket maior. O pensamento estratégico se tornou uma necessidade latente, dentro de cada ação, cada etapa, cada passo de uma campanha. Ações corretivas rápidas também se tornaram parte da rotina, para que os resultados das campanhas se tornassem cada vez mais positivos. Dessa forma, muitas agências passaram a adotar ou melhoraram suas estratégias de Marketing Digital, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Trade Marketing, Marketing Tradicional, entre outras.

Um fato interessante que aconteceu em 2018 foi o aumento do mix entre Marketing Digital e Marketing Tradicional. Muitas empresas anunciantes estavam com foco apenas no digital, por ele ser mais barato, atingir o público-alvo que cada vez mais usa a internet e que uma capilaridade maior que qualquer outro meio. Mas diversos publicitários perceberam que, usar o Marketing Tradicional, com anúncios e ações fora da internet, é uma boa estratégia para trazer o público-alvo para o lado digital dos anunciantes. Por exemplo, a Juliana Flores, que é uma loja que entrega flores e presentes, e que atua principalmente com sua loja virtual, passou a utilizar anúncios em rádios e outdoors, como uma forma de atingir mais pessoas que talvez não tivessem a oportunidade de conhecer a empresa através da internet.

E agora em 2019, as agências de publicidade terão novos desafios e oportunidades, dentre os quais destaco os mais importantes.

Marketing de Conteúdo

Já estabelecido como a principal estratégia de captação de Leads (pessoas interessadas em comprar um produto ou serviço), o conteúdo vai passar por uma pequena revolução. A qualidade e confiabilidade desses conteúdos vai aumentar, e veremos muitos desses conteúdos sendo publicados em vídeos, por causa do aumento de buscas no YouTube e outros serviços de streaming de vídeo.

Chatbots

Os já famosos robozinhos que atendem de forma automática as pessoas em chats, vão crescer em uso, por causa do aumento de funis de vendas. Os chatbots também se tornarão mais inteligentes e as agência de publicidade vão os incluir nos funis dos clientes, para facilitar a agilizar os atendimentos virtuais.

Especialização

Os profissionais de marketing vão se especializar mais em áreas específicas, como uma forma de descentralizar o comando das agências. Dessa forma, cada profissional terá tarefas específicas, como por exemplo atendimento, planejamento, criação de campanhas no Google, redes sociais, etc.

Expansão

Com tantos recursos disponíveis na internet, as agências vão ter maior mobilidade, no sentido de atender clientes à distância. Programas de comunicação como o Skype, Appear In, UberConference e o WhatsApp, para citar apenas alguns, já permitem que as agências atendam clientes em qualquer parte do mundo. Com isso, a expansão de áreas se tornará uma das estratégias para 2019.

Google e Keywords

O Google, claro, vai se manter como o líder em Marketing Digital. E as agências vão rever suas estratégias para o uso de Keywords (palavras-chave), dentro de estratégias mais eficazes, para que os conteúdos dos clientes tenham aumento no ranking do Google, atraiam mais pessoas e propiciem uma maior conversão em Leads.

Redes Sociais

Em 2018, as redes sociais se tornaram o canal mais utilizado para anunciar marcas e produtos. Em 2019, o uso do Instagram vai aumentar potencialmente, e o Facebook deve criar novas ferramentas de marketing.

E sua empresa, já está preparada para as mudanças? A equipe da Toulouse sempre se mantém atualizada para atender as demandas de seus clientes. Entre em contato e saiba como podemos auxiliar sua empresa.

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