Receitas de marketing responderão por dois terços do orçamento dos Jogos Olímpicos, que foi reajustado para R$ 7 bilhões
O Comitê Rio 2016, organizador da Olimpíada do Rio de Janeiro, anunciou na quinta-feira 23 que o orçamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos será de R$ 7 bilhões. Pouco mais da metade (51%) virá de patrocinadores locais do evento e 9% será investido por patrocinadores internacionais. O faturamento com o licenciamento de produtos responderá por 6%.
Ao todo, as receitas ligadas à marketing serão responsáveis por aproximadamente R$ 4,7 bilhões (66%) do custo projetado da Olimpíada. Os R$ 2,3 bilhões restantes virão do Comitê Olímpico Internacional e da venda de ingressos. A previsão inclui apenas recursos da iniciativa privada e direcionados exclusivamente para a realização dos Jogos.
O orçamento total de R$ 7 bilhões representa um aumento de R$ 2,8 bilhões na previsão inicial, feita em 2008.
O Comitê alegou que, pela atualização dos valores do primeiro orçamento, com base no Índice de Preços ao Consumidor (que teve, no período, uma variação de 31,89%), o montante de R$ 4,2 bilhões corresponderia, atualmente, a R$ 5,5 bilhões. “Além disso, foram incluídas despesas surgidas após a vitória do Rio, como a entrada de quatro esportes no programa dos Jogos (Rugby, Golfe, Paracanoagem e Paratriatlo, definidos pelo COI e pelo Comitê Paralímpico Internacional). A evolução tecnológica, as exigências de novas legislações, os custos de usufruto e retrofit da Vila Olímpica e o crescimento médio dos salários no Rio em taxas superiores à inflação também contribuíram para o total dos R$ 7 bilhões”, justificou o Comitê, em comunicado oficial.
Patrocinadores
Ao todo, 21 acordos comerciais já foram fechados para os Jogos de 2016, distribuídos pelas seguintes cotas:
Patrocinadores Olímpicos mundiais: Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.
Patrocinadores oficiais: Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan
Apoiadores: Cisco, EY, Sadia, Batavo e Skol
Fornecedor: Nike
Já os Jogos Paralímpicos Rio 2016 têm, até agora sete patrocinadores oficiais (Atos, Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel, Nissan e Omega) e um apoiador (Sadia).
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
Adicionar comentário