Se você está procurando maneiras de como atrair mais clientes para sua empresa, tenho certeza de que você já esbarrou no termo “marketing de conteúdo” ou “inbound marketing”. Se você concordou que já viu estes termos, você está no caminho certo para mudanças na sua forma de pensar.
Mas, afinal, o que é o marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve produção de conteúdo relevante, seja ele textos, ebooks ou infográficos para atrair a atenção do seu público-alvo. Esses materiais auxiliarão o processo de venda, pois o objetivo é mostrar ao consumidor que sua empresa quer lhe fornecer informação e não apenas uma venda. Criar um relacionamento com o público-alvo é muito importante para ele perceber que sua empresa se preocupa em lhe dar apoio, informação útil, e não quer apenas torná-lo mais um número na estatística de vendas.
Descobrir os pontos que preocupam seu público-alvo é uma forma eficaz de criar um laço de comunicação entre sua empresa e esse cliente potencial. Vou citar um exemplo simples para você entender a lógica do pensamento. Se eu tenho uma academia e preciso atrair mais clientes para começar a fazer as aulas no inverno, preciso pensar em conteúdos que incentivem a prática de exercícios no inverno. Qual é o principal motivo para desistências dos alunos no inverno? Frio? Preguiça? Sabendo desta resposta, no meu conteúdo vou explicar as vantagens de fazer exercício no frio e como vencer a preguiça. Pronto! Você chamou a atenção para duas dores do seu público-alvo.
Achar dores e pontos de dúvidas é primordial para que sua empresa possa entregar respostas que instiguem o consumidor a ter um relacionamento com você. Todas as empresa de todos os segmentos podem e devem criar uma lista de dores que seus produtos sanam.
Tendo definido as dores do seu consumidor, você precisa pensar nos canais de atração. Se você já tem um blog, ótimo, se não tem, crie. Por que criar um blog? Porque esta será a ferramenta primordial para todas as estratégias que você for criar. Dentro do blog você criará publicações de assuntos relevantes para atrair a atenção dos consumidores.
Segundo passo são as redes sociais. Sim, no plural. Rede social não é apenas Facebook, como já citei em outro texto, você também tem que considerar Instagram, Linkedin e Youtube.
Mas vídeo também vende? Sim! As taxas de visualização de vídeos vêm aumentando consideravelmente desde 2016, onde 50% de todo o tráfego mobile da internet já era direcionado para vídeos.
Um outro passo muito importante é ter uma lista de e-mail atualizada e ativa para uma comunicação mais íntima. O e-mail marketing é muito usado como uma ferramenta para atrair mais clientes para seu blog. Os assuntos publicados devem ser sempre enviados por e-mail, pois muitas vezes o internauta ainda não tem o hábito de entrar no seu site para ver as novidades. Com isso você gera um retorno dele ao site e uma nova fixação da sua marca na memória do internauta.
E por fim, mas não menos importante, temos o Google Adwords para ajudar o seu cliente a encontrar sua empresa. O tráfego gerado pelo investimento em Google Adwords é selecionado e específico, pois o internauta está buscando exatamente aquilo que você está oferecendo, seja uma solução, uma explicação ou um texto informativo.
Sabendo das ferramentas necessárias para uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você está apto a começar a atrair mais clientes qualificados. Por que sempre usamos a palavra qualificado para mencionar os clientes atraídos pelo marketing digital? Porque com as ferramentas online podemos comprar dados (anúncios em redes sociais e Google Adwords) para o público-alvo da sua empresa. Ou seja, podemos limitar desde idade até gostos pessoais que possam influenciar na compra final.
Diferentemente das mídias offline, temos ferramentas para analisar cada passo do cliente, desde o primeiro dia de visita ao site até a decisão de compra. Analisar e mensurar resultados do marketing digital é uma das fórmulas de sucesso para alavancar vendas e atrair mais clientes.
Mesmo com as explicações do texto, você ainda ficou com dúvidas e com alguns questionamentos sobre o marketing digital? Leia outros textos do nosso blog e saiba como a Toulouse Comunicação pode ajudar sua empresa a melhorar a atração de clientes. Entre em contato conosco ou faça um diagnóstico de marketing digital sem compromisso.
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