O ser humano está em eterna evolução e o Marketing 4.0 é apenas o resultado destas evoluções. A internet estreitou os laços humanos e isso também se reflete nas relações com nossos clientes. A informação está a um clique de nós e por isso nosso cliente mudou a forma de como se relacionar com as empresas que ele quer fazer negócio.
Segundo Philip Kotler, um dos gurus do Marketing 4.0, nos dias atuais estamos vivendo uma nova fase do marketing. Ele define que as marcas precisam estar preparadas para esse relacionamento cada vez mais próximo com os consumidores, em que eles buscam não só produtos, mas também conhecimento, conteúdo e troca de aprendizado.
Podemos pensar em três pontos principais que norteiam essa nova estratégia. Philip Kotler diz que há o efeito Google, Redes Sociais e Serviços.
No caso do efeito Google, devemos voltar nossa atenção em como os buscadores estão cada vez mais exigentes e sofisticados, e como ter um site adequado a isso é vantajoso. Já falamos em outros artigos sobre como o SEO pode mudar a posição do seu site e atrair mais leads para se tornarem clientes. Outro assunto importante é a criação de conteúdo, pois os clientes em potencial estão em busca de respostas para suas dores e isso precisa ser de maneira fácil e útil.
Já quando falamos sobre o efeito das redes sociais, os olhares se voltam para as chances de aumentar o alcance e a visibilidade da marca com investimentos menores. Além disso, a proximidade com os consumidores também é mais acentuada.
Kotler refere-se às possibilidades que a internet oferece de expandir esse campo como “serviços”, uma definição para as empresas online que surgem com a proposta de facilitar a vida dos consumidores, tais como Netflix, Uber, Nubank, iFood e Spotify. Aplicativos também são a nova tendência nas empresas, principalmente restaurantes, e são um ponto forte no Marketing 4.0. Além de ter custos mais baixos, o contato com o cliente é maior e eles se sentem mais valorizados.
A era 4.0 do Marketing traz algumas características próprias, que valem a pena ressaltar:
A evolução do marketing precisa ser vivida e atualizada em sua empresa e para isso é importante que as novas evoluções não sejam descartadas, pois o Marketing 4.0 é o reflexo do próprio ser humano. Suas novas ambições e desejos precisam ser vistos e compreendidos. De nada adianta sua empresa ter estratégias de marketing e não entender o que o consumidor está querendo receber.
Principalmente com a situação causada pela COVID-19, onde foi estabalecida uma quarentena em março de 2020, o mundo todo passou por um grande avanço no uso dos recursos oferecidos pela internet, como por exemplo apps de comunicação, lojas virtuais, redes sociais, entre outros. O aumento de consumo desses recursos favoreceu ainda mais o Marketing Digital para as empresas que perceberam a nova realidade nos hábitos de consumo.
A Toulouse atua no mercado de marketing desde 2004. Ou seja, é uma agência que nasceu no marketing tradicional. Rapidamente percebemos que a internet ia trazer muitas novidades para o marketing e assim começamos a estudar (e muito). Hoje somos especialistas em várias áreas do marketing, principalmente em ações tradicionais, digitais e de inbound.
Atualizado em 26/03/2021
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