Marketing 4.0 – a evolução

6 de junho de 2019 por na categoria Marketing digital com 0 e 0

O ser humano está em eterna evolução e o Marketing 4.0 é apenas o resultado destas evoluções. A internet estreitou os laços humanos e isso também se reflete nas relações com nossos clientes. A informação está a um clique de nós e por isso nosso cliente mudou a forma de como se relacionar com as empresas que ele quer fazer negócio.

Segundo Philip Kotler, um dos gurus do Marketing 4.0, nos dias atuais estamos vivendo uma nova fase do marketing. Ele define que as marcas precisam estar preparadas para esse relacionamento cada vez mais próximo com os consumidores, em que eles buscam não só produtos, mas também conhecimento, conteúdo e troca de aprendizado.

O que é Marketing 4.0

Podemos pensar em três pontos principais que norteiam essa nova estratégia. Philip Kotler diz que há o efeito Google, Redes Sociais e Serviços.

No caso do efeito Google, devemos voltar nossa atenção em como os buscadores estão cada vez mais exigentes e sofisticados, e como ter um site adequado a isso é vantajoso. Já falamos em outros artigos sobre como o SEO pode mudar a posição do seu site e atrair mais leads para se tornarem clientes. Outro assunto importante é a criação de conteúdo, pois os clientes em potencial estão em busca de respostas para suas dores e isso precisa ser de maneira fácil e útil.

Já quando falamos sobre o efeito das redes sociais, os olhares se voltam para as chances de aumentar o alcance e a visibilidade da marca com investimentos menores. Além disso, a proximidade com os consumidores também é mais acentuada.

Kotler refere-se às possibilidades que a internet oferece de expandir esse campo como “serviços”, uma definição para as empresas online que surgem com a proposta de facilitar a vida dos consumidores, tais como Netflix, Uber, Nubank, iFood e Spotify. Aplicativos também são a nova tendência nas empresas, principalmente restaurantes, e são um ponto forte no Marketing 4.0. Além de ter custos mais baixos, o contato com o cliente é maior e eles se sentem mais valorizados.

Alguns passos para aplicar o Marketing 4.0

  1. criação de perfis nas redes sociais;
  2. criação de conteúdo com qualidade;
  3. implementação de técnicas de SEO;
  4. ter um site responsivo, que se adeque ao mobile;
  5. atualizar todas as informações — como telefone, endereço, horário de funcionamento, etc — de todos os canais que sua empresa tem na internet;
  6. ter uma frequência de postagem nas redes sociais;
  7. saber quem é seu público-alvo e como conversar com ele;
  8. interagir nas redes sociais, responder comentários, pedir sugestões dos consumidores;
  9. pensar em formas de aproximar o consumidor e melhorar suas experiências, com, por exemplo, aplicativos de jogos que ofereçam brindes para quem pontuar mais;
  10. pensar em maneiras de otimizar a vida dos consumidores, economizando tempo e oferecendo soluções — como acontece com o boom dos bancos digitais, por exemplo;
  11. humanizar sua marca (como, por exemplo, a Magazine Luiza, com a personagem “Lu”), assim como o atendimento, e fazer com que o cliente sinta-se ainda mais próximo e identificado com a empresa.

Características principais do Marketing 4.0

A era 4.0 do Marketing traz algumas características próprias, que valem a pena ressaltar:

  1. consumidor com menos tempo e com mais distrações;
  2. fragmentação subcultural do consumidor;
  3. humor do consumidor é importante;
  4. integrar o marketing tradicional com o digital;
  5. criar momentos WOW para se destacar;
  6. marketing multicanal;
  7. experiências completas com o consumidor;
  8. integração total entre marca e consumidor;
  9. análise de dados mais específicos;
  10. análise comportamental dos consumidores;
  11. uso de aplicativos mobile;
  12. gamification

A evolução do marketing precisa ser vivida e atualizada em sua empresa e para isso é importante que as novas evoluções não sejam descartadas, pois o Marketing 4.0 é o reflexo do próprio ser humano. Suas novas ambições e desejos precisam ser vistos e compreendidos. De nada adianta sua empresa ter estratégias de marketing e não entender o que o consumidor está querendo receber.

A Toulouse atua no mercado de marketing desde 2004. Ou seja, é uma agência que nasceu no marketing tradicional. Rapidamente percebemos que a internet ia trazer muitas novidades para o marketing e assim começamos a estudar (e muito). Hoje somos especialistas em várias áreas do marketing, principalmente em ações tradicionais, digitais e de inbound.

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