Para favorecer ainda mais as estratégias e retornos obtidos através do marketing, o funil de marketing é um ponto essencial. Afinal, ele é responsável por atrair, converter e fidelizar consumidores em potencial para adquirir o seu produto ou serviço.
Portanto, é necessário entender como funciona o funil de marketing: o que é e como montar. Para tanto, continue com a leitura desse artigo e encontre muitas dicas e informações sobre o assunto.
O que é o funil de marketing
Como montar um funil de marketing
O que é o funil de marketing
Funil de marketing é uma estratégia muito eficiente para que a sua empresa se posicione com sucesso na internet, utilizando as ferramentas adequadas, na ordem certa, a fim de potencializar os resultados.
Vale dizer que existe também o termo, bastante comum hoje em dia, funil de vendas, que se relaciona com o funil de marketing. Porém, pode-se dizer o segundo é uma fase que antecede as vendas, ou melhor, prepara os futuros clientes para que ocorra a conversão.
Para entender o conceito de funil de marketing, deve-se ter em mente que nem todos os internautas são clientes em potencial da sua empresa. Por mais que o seu produto ou serviço seja relevante a um grande número de pessoas, há um grupo mais interessado.
É nele que você deve focar e o funil de marketing serve para isso. Assim, em um primeiro momento, é necessário chamar a atenção dos seus potenciais clientes, em um segundo, mostrar que a sua empresa oferece a solução que ele precisa e, no terceiro, garantir que a venda ocorra.
Para cada etapa, existem ferramentas mais adequadas, sendo que todas elas giram em torno do inbound marketing e do marketing de conteúdo.
Como montar um funil de marketing
O funil de marketing conta com três etapas:
1 – o topo, onde acontece a atração de pessoas para o site da empresa;
2 – o meio, que é a etapa de gerar interesse nos potenciais clientes pela sua empresa, produtos e serviços;
3 – o fundo, que é a passagem para as vendas.
Para a primeira etapa, é possível usar os mecanismos de busca, como o Google, sendo ideal aparecer entre os primeiros resultados.
Isso pode ser feito com o marketing de conteúdo e as técnicas de SEO ou mesmo com os anúncios pagos do Google Ads. Essas ferramentas permitem que sua empresa seja encontrada pelos clientes em potencial quando estiverem buscando por produtos ou serviços que sua empresa oferece.
No meio do funil de marketing, os consumidores em potencial já conheceram a sua marca, mas não decidiram ainda pela compra. Então, deve-se estimulá-los a fazer isso, mostrando que a sua marca dispõe da melhor solução. Nessa etapa, e-mail marketing e newsletter são aliados.
Na última fase, o fundo do funil de marketing, o consumidor está propenso a fechar negócio com a sua empresa. Portanto, entra em ação o setor de vendas, mas para que ocorra tudo como o esperado, é fundamental que haja a adequada comunicação entre as equipes.
Como o funil de marketing está intimamente ligado ao inbound marketing, aprofunde-se mais no assunto com um artigo completo sobre o tema.
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