fbpx

A importância de cuidar da imagem corporativa da sua empresa

24 de setembro de 2020 por na categoria Branding com 0 e 7

Empresas dos mais diversos segmentos de mercado podem ser as preferidas do seu público-alvo, ou não. Essa preferência por uma marca ou por outra é o resultado de diferentes aspectos, principalmente da imagem que os consumidores têm dela, que pode ser negativa, positiva ou mesmo neutra.

Essa percepção é o resultado, principalmente, do que a empresa faz e como faz para ser percebida pelo seu público. É por isso que existe a importância de cuidar da imagem corporativa da sua empresa, que é a responsável por direcionar o olhar dos consumidores a seu respeito.

Interessado no assunto e querendo saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e, nos tópicos a seguir, encontre muitas dicas e informações a respeito do tema.

  • O que é a imagem corporativa da sua empresa
  • Importância e como criar a imagem corporativa

 

O que é a imagem corporativa da sua empresa

A imagem corporativa de uma empresa é a imagem que as pessoas como um todo possuem dela. Ou seja, é a forma como ela é vista por consumidores, por outras empresas, por entidades e mesmo pelo governo.

Essa maneira como um negócio é enxergado é o resultado de um trabalho árduo de uma equipe dedica a desenvolver essa imagem de um determinado jeito. Também pode ser a consequência da falta de um trabalho adequado, e que causa uma imagem negativa da empresa.

Afinal, quando a empresa não se preocupa em construir uma imagem corporativa ela pode se tornar negativa. Além disso, interfere nessa construção o modo como a empresa se manifesta publicamente, isto é, os posicionamentos que faz, o que pode acontecer através dos seus gestores.

A posição de uma marca se dá ainda pelas campanhas que participa e apoia, do jeito que a sua publicidade é feita, incluindo as mensagens que são transmitidas. Tudo isso contribui na formação da imagem corporativa.

E claro, os colaboradores que atendem o público também são parte importante dessa construção. Isso porque em alguns segmentos de mercado eles são a vitrine de uma marca. Ao prestarem um atendimento de excelência, abrem as portas para que o público enxergue a empresa com alta positividade.

 

Importância e como criar a imagem corporativa

Como é de se imaginar, a imagem corporativa de uma empresa é um fator determinante para o seu sucesso. Embora existam consumidores desatentos, a verdade é que, a cada dia, mais consumidores estão preocupados em adquirir produtos e serviços de marcas com uma boa reputação, ou seja, uma boa imagem.

Nesse contexto, há grupos de consumidores mais preocupados com o meio ambiente, então, as empresas com melhores imagens corporativas são aquela com práticas sustentáveis. Outros grupos se atêm às questões sociais, trabalhistas, entre outras.

Mesmo assim, é possível criar uma imagem corporativa equilibrada, que agrade a um maior público. Para tanto, é possível mostrar suas boas práticas, em várias áreas, por meio de ações publicitárias, nas suas embalagens e rótulos e mesmo nas causas que apoia.

A imagem corporativa se constrói, portanto, a partir de uma série de atitudes, que devem ser visíveis, especialmente para o seu público-alvo. Por isso, identificar as necessidades dos seus clientes em potencial e atendê-las na medida certa ajuda em muito a agregar valor à imagem corporativa da sua empresa.

A construção da imagem corporativa é um processo de longo prazo, que deve ser pensado, estruturado e mantido a todo momento.

 

Veja outro artigo, que fala sobre o uso do marketing de relacionamento, um dos aspectos que ajuda na boa construção da imagem das empresas.

 

As empresas que buscam cuidar da imagem corporativa podem conversar com um consultor da Toulouse, que desde 2004 presta essa consultoria. Envie uma mensagem para o e-mail contato@toulousecomunicacao.com.br, acesse o site toulousecomunicacao.com.br ou o Skype toulouse.comunicacao

 

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103