fbpx

Qualificação de leads: o que é e como ela potencializa suas vendas

8 de outubro de 2020 por na categoria Estratégia, Inbound Marketing, Vendas com 0 e 0

Dentro de uma estratégia de inbound marketing assertiva, a qualificação de leads é uma etapa de extrema importância. É nela onde acontece a preparação para os leads se tornarem oportunidades e vendas, contribuindo não só com uma maior lucratividade, mas também com a autoridade da marca.

Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, descubra tudo a respeito de qualificação de leads: o que é e como ela potencializa suas vendas de forma eficiente.

  • O que é a qualificação de leads
  • Vantagens da qualificação de leads para as vendas

 

O que é a qualificação de leads

A qualificação de leads consiste em classificar clientes em potencial, ou seja, consumidores que mostrem interesse em adquirir o seu produto ou serviço. Essa classificação deve ser feita de acordo com o nível de interesse que apresentam.

Afinal, eles podem ter feito contato com a sua empresa apenas para conhecê-la ou já estão na fase de realizarem uma compra. Ao classificar os leads, portanto, você os separa em grupo e, a partir disso, consegue promover ações de marketing de acordo com o nível de interesse de cada um.

Quando se fala em qualificação de leads, é importante ter em mente que nem todo o contato obtido é um cliente em potencial. Pode não valer a pena investir em alguns contatos, que se mostrarem desqualificados.

Assim, é mais eficiente focar naqueles que realmente possuem chances de comprar da sua empresa. Já quando se fala em contato, trata-se do consumidor que entrou em contato com a sua empresa ou mesmo aquele que foi prospectado pela sua equipe.

Ou seja, são consideradas todas as pessoas que acessaram o site da sua marca, seguem sua empresa nas redes sociais, enviaram um e-mail solicitando informações ou tiveram qualquer outra forma de interação com a sua marca.

Quanto ao nível de interesse em adquirir o seu produto ou serviço, é o funil de vendas. Resumidamente, pode-se dizer que estão no topo quem, por exemplo, apenas entrou no seu site. Na metade, aqueles que sinalizaram interesse, como por exemplo preenchendo um formulário de contato ou enviando um e-mail.

E na última etapa do funil de vendas estão os clientes que estão prestes a realizar a compra, só precisam de um incentivo.

 

Vantagens da qualificação de leads para as vendas

A qualificação de leads possui uma série de vantagens para a equipe de vendas. Afinal, ao classificar os contatos, é possível verificar quais deles realmente são clientes em potencial e, com isso, focar os esforços neles.

Alguns nichos de mercado, inclusive aqueles com produtos e serviços de maior valor, muitas vezes precisam se esforçar bastante para que o consumidor realize uma compra. Isso porque, em geral, compras com preços mais altos fazem a pessoa ser muito mais cautelosa.

E focar os esforços da equipe em um consumidor que vai acabar nem realizando a compra pode ser considerado até mesmo um prejuízo. Portanto, não deixe de aplicar a qualificação de leads no seu negócio para garantir um maior volume de vendas.

Interessado em qualificação de leads e vendas? Você pode conferir outro artigo, que explica de forma completa o que é o inbound marketing.

A Toulouse se especializou em inbound marketing em 2012 e, desde então, vem trazendo ótimos resultados em qualificação de leads. Fale com um consultor especializado por um dos seguintes canais:

Email – contato@toulousecomunicacao.com.br

Site – toulousecomunicacao.com.br

Skype – toulouse.comunicacao

Adicionar comentário

© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103