Leads são os clientes em potencial que já fizeram algum tipo de contato com a sua empresa e, por isso, já a conhecem. Quando se quer investir na conversão de vendas, segmentar os leads é essencial, o que deve ser feito conforme a etapa de compra que eles se encontram.
Se você tem interesse no assunto e quer saber mais sobre como a segmentação de leads garante maior conversão em suas ações de marketing continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir.
O que é a segmentação de leads
Como usar a segmentação de leads
O que é a segmentação de leads
Em marketing digital, segmentar significa separar em grupos os clientes em potencial do seu produto ou serviço de acordo com as suas caraterísticas. Dessa forma, é possível direcionar para um grupo uma ação de marketing e para outro grupo uma ação diferente.
Essa estratégia funciona muito bem com o uso de e-mail marketing, uma vez que assim consegue-se enviar um conteúdo específico para leads com determinados atributos e outro e-mail para clientes em potencial com outro perfil. A segmentação deve acompanhar ainda a etapa de compra do consumidor.
Ou seja, qual o seu nível de relacionamento com a marca. Ele pode estar conhecendo a empresa, identificando que ela pode atender as suas necessidades, avaliando qual a melhor opção ou já decidindo pela compra. Em todas as etapas, é importante que o lead receba o material certo.
É nesse sentido que a segmentação de leads se torna fundamental nas ações de marketing, contribuindo com as chances de ocorrer a conversão de vendas.
Como usar a segmentação de leads
Veja a seguir quais são os três principais passos para colocar em prática a segmentação de leads:
Reunir informações
Primeiro, é necessário ter informações dos clientes em potencial da sua empresa. Isso começa com a identificação do seu público-alvo, o que pode ser feito criando uma persona, que consiste em um personagem.
Ele deve ter nome, idade, formação acadêmica, onde busca por informações, suas dores e necessidades, e demais características com base nos principais atributos do seu público. Ao fazer uma ação de marketing é preciso sempre pensar na persona. Se o seu público for bem distinto, pode haver mais de uma persona para a sua estratégia. Essa é também uma forma de segmentação de leads.
Além disso, se você atende empresas, é importante saber qual o cargo do profissional que vai receber o seu e-mail. Assim, é possível ter uma abordagem mais assertiva na hora de enviar o e-mail marketing ou direcionar outro tipo de ação.
Analisar melhores estratégias
Com as informações em mãos, o próximo passo é analisar as melhores estratégias para cada segmentação de leads. Clientes em potencial que conhecem pouco a sua marca podem receber materiais introdutórios. Se já conhecem, materiais mais aprofundados, etc.
Usar a tecnologia apropriada
Mais um passo importante da segmentação de leads é fazer uso da tecnologia adequada. Para o envio de e-mail marketing, vale a pena investir em uma ferramenta de automação, que possua funcionalidades para contribuir com a sua estratégia e dinamizar o processo.
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