Empresas que desejam investir no marketing de conteúdo precisam conhecer o chamado funil de conteúdo. Esse conceito divide a jornada do cliente em diferentes etapas, a fim de entender como funciona o seu comportamento de compra.
A partir de então, é possível saber o que produzir de conteúdo em cada etapa, de modo a potencializar os resultados de marketing junto aos clientes em potencial. Se você quer aprender mais a respeito do assunto, continue lendo este artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.
Quais são as etapas do funil de conteúdos
O que produzir em cada etapa
Quais são as etapas do funil de conteúdos
Conhecer o conceito de funil de conteúdo ajuda a compreender quais são os materiais mais relevantes para cada cliente, de acordo com o momento da compra em que ele se encontra. Afinal, mesmo que inconsciente ele segue um passo a passo, bastante comum a praticamente todos os consumidores.
Veja a seguir quais são as etapas do funil de conteúdo:
Topo de funil ou atração e conversão
Essa é a primeira etapa e também a mais longa. Isso porque é quando a sua empresa recebe um número maior de visitantes. Assim, o seu principal objetivo deve ser o de chamar a sua atenção. Isso é feito não só apresentando os seus produtos e serviços.
Mas também mostrando como funcionam e a sua importância. Ou seja, como eles podem atender as necessidades do consumidor. Além disso, é a etapa mais importante, já que é o momento do primeiro contato com a sua marca. Então, é essencial dar uma boa impressão.
Meio de funil ou relacionamento
Na segunda etapa, a empresa deve se relacionar com os leads, ou seja, com os clientes em potencial que visitaram o seu site ou loja virtual. Com isso, o objetivo é qualificá-los, em outras palavras, fazer com que eles se interessem pelo seu produto ou serviço.
E a partir disso, evitar que eles tenham dúvidas sobre terem encontrado a melhor solução para o que procuram. Desse modo, nesse estágio, os leads devem ser nutridos, isto é, receber informações relevantes para que sejam convencidos.
Fundo de funil ou vendas
Por fim, chega a etapa final do funil de conteúdo. É nessa hora que o consumidor conclui a jornada do cliente, comprando o seu produto ou serviço. Portanto, se as etapas anteriores foram executadas da forma correta, as chances de atingir esse estágio estão garantidas.
O que produzir em cada etapa
Além de entender como funciona cada etapa do funil de conteúdo, é preciso criar materiais adequados para cada estágio. Em geral, recomenda-se que no início o lead seja nutrido com posts nas redes sociais e em blogs, e-mails marketing, newsletter, e-books e webinars.
Esses conteúdos são perfeitos para o primeiro contato, uma vez que têm o poder de apresentar a sua empresa, destacando os seus diferenciais e as suas principais vantagens. Para o segundo momento, o meio do funil de conteúdo, templates, ferramentas, checklist e cursos são os mais apropriados.
Claro, desde que estejam associados ao que a sua marca vende. Isso porque eles servem para mostrar mais de perto as funções e vantagens do seu produto ou serviço. Também funcionam como um agrado pelo fato do consumidor se mostrar interessado na marca.
Já o fundo do funil de conteúdo exige outros materiais. O seu objetivo é garantir a venda e alguns exemplos são catálogo de produtos, avaliação gratuita, amostra grátis, cupons de desconto, promoções e frete gratuito. Todos contribuem para que a venda se efetive.
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