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Market Share: como calcular e aumentar sua participação no mercado

19 de maio de 2022 por na categoria Comunicação com 0 e 0

Você sabe o que é o Market Share? Trata-se de um indicador essencial para medir o sucesso do seu negócio em meio à concorrência. E se você quer saber como calcular e aumentar sua participação no mercado, continue lendo este artigo. E confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que é o Market Share
  • Como calcular o Market Share
  • Importância do Market Share

 

O que é o Market Share

O Market Share é um indicador usado para saber o quanto uma empresa é relevante. Ou seja, qual a fatia de clientes, vendas e lucros do seu segmento de mercado pertence ao seu negócio. Dessa maneira, quanto maior for a sua parte em tudo isso, maior é sua liderança em meio à concorrência.

Também chamada de quota de mercado, essa é uma métrica de marketing importantíssima de acompanhar. Para tanto, existem diferentes cálculos, como veremos mais adiante. De todo o modo, o Market Share ajuda em muito na hora de avaliar o desempenho do seu negócio.

Inclusive, dos seus produtos ou serviços em relação aos concorrentes. Com isso, é possível enxergar melhor a posição da sua empresa em relação ao mercado como um todo. E claro, como está o seu nível de competitividade.

 

Como calcular o Market Share

Há diferentes fórmulas para calcular o Market Share. Em uma delas, se faz uso da receita de um determinado período de tempo. Assim como da receita do setor, o que exige buscar essa informação. Para tanto, basta realizar o cálculo a seguir:

Receita total de vendas da sua empresa / receita total de vendas do setor. Depois, multiplique por 100 para obter o resultado em porcentagem.

Outro modo é com a fórmula do Market Share de unidade, sendo que nesse caso é preciso levantar o número de unidades que a sua empresa vendeu de um certo produto. E também quantas unidades a concorrência vendeu do mesmo item. Assim, o cálculo é o seguinte:

Total de unidades vendidas pela sua empresa / total de unidades vendidas pela concorrência. Multiplique o resultado por 100.

A melhor fórmula depende de cada segmento. Mas quando está no setor de serviços, existe outra fórmula, o Market Share de clientes. Aqui, é preciso usar o número de clientes que o negócio possui e o número de clientes em potencial, que sejam ou não atendidos pela concorrência. O cálculo é feito assim:

Número de clientes da empresa / número de clientes em potencial.

 

Importância do Market Share

A partir desses cálculos, você tem uma noção mais clara da realidade do seu negócio. E assim pode tomar as medidas necessárias, como investir em marketing, no time de vendas e no que mais for necessário. Claro, para tanto, recomenda-se uma avaliação para identificar o que qualificar.

Também é preciso avaliar os resultados com objetividade. Ou seja, nem sempre uma participação baixa deve ser desanimadora. Afinal, se a sua empresa está em um segmento de mercado muito concorrido, é bem possível que a participação de cada um seja baixa.

Em geral, lidera o segmento as empresas que alcançam 50% de participação. Porém, quanto mais concorrido, mais difícil é de obter essa fatia, a não ser para empresas que estão em ramos com poucos concorrentes.

Mesmo assim, é urgente apostar em estratégias assertivas. Inclusive, reavaliar os preços dos seus produtos, que podem estar pouco competitivos. Ou se você obtém boas vendas no mês, pode ser preciso aumentar a produção para vender mais. Fidelizar clientes é outra estratégia muito eficiente.

 

Confira mais um artigo, a respeito de branding.

 

E se você deseja aumentar sua participação no mercado com a ajuda do Market Share, entre em contato com um consultor da Toulouse pelos seguintes canais:

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