Os gatilhos mentais para vendas se tornaram grandes aliados na hora de convencer clientes em potencial a adquirirem produtos e serviços. Eles estimulam o consumidor a realizar uma ação, por meio da persuasão.
Além disso, existem vários deles e alguns são mais eficazes. Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e confira as dicas e informações presentes nos tópicos a seguir.
O que são os gatilhos mentais para vendas
Os gatilhos mais eficazes para vendas
O que são os gatilhos mentais para vendas
Os gatilhos mentais para vendas já são amplamente utilizados nas estratégias de marketing devido a sua eficiência. Na prática, funcionam como frases que induzem o indivíduo a executar uma ação sugerida, como clicar em um link que o direcione a uma página de vendas, por exemplo.
Desse modo, o uso dos gatilhos mentais consiste em uma técnica de persuasão, que faz uso das emoções do consumidor. Essa abordagem se baseia na psicológica comportamental, uma vez que mostra as formas mais assertivas de influenciar as pessoas, incentivando-as a realizar uma ação.
E funcionam porque trabalham com alguns sentimentos, comuns a todos. Entre eles, medo, vergonha, altruísmo, inveja, orgulho e ganância. No entanto, é essencial usar os gatilhos mentais para vendas com moderação e ética.
Os gatilhos mais eficazes para vendas
Agora, veja quais são os mais eficazes gatilhos mentais para vendas e para a sua estratégia de marketing.
Autoridade
Esse gatilho mental é usado quando o consumidor é levado a fazer uma compra porque a empresa tem autoridade no seu segmento de mercado. Ou seja, é especialista e possui experiência. Então, para usá-lo, mostre a sua boa reputação.
Exemplo: “Clique aqui e obtenha a experiência de 20 anos no setor imobiliário”.
Antecipação e Novidade
Outros dos gatilhos mentais para vendas eficazes são os que persuadem o cliente em potencial por meio da curiosidade. Para tanto, é preciso dar uma pequena mostra de algo maior, de modo que ele fique interessado em saber mais.
Exemplo: “Clique aqui e confira em primeira mão as novidades da nossa marca”.
Prova social
Essa é outra técnica bastante eficiente, já que incentiva o consumidor por meio de uma prova social. Ou seja, de um dado estatístico ou científico ou mesmo cases de sucesso que garantem que a compra de um produto ou serviço é uma boa escolha.
Exemplo: “Escolha o produto X, aprovado por 100% dos seus clientes”.
Perda ou Urgência
Outro gatilho bastante usado, faz o consumidor sentir que se ele não tomar uma atitude logo, vai perder uma ótima e talvez a única oportunidade.
Exemplo: Compre hoje mesmo, os estoques estão acabando”.
Reciprocidade
Entre os gatilhos mentais para vendas, esse atua de modo que o consumidor se sinta impelido a realizar uma ação em troca de algo que recebeu. Um exemplo é quando a empresa oferece amostras grátis. Desse modo, a pessoa sente como se devesse realizar a compra.
Escassez
Outro modo de persuadir alguém a adquirir os produtos e serviços da empresa é com esse gatilho, que se assemelha ao da perda e da urgência. Mas pode ser usado de outras maneiras, como “Últimas vagas, não deixe de se inscrever em nosso curso”.
Por quê?
Por fim, mais esse entre os gatilhos mentais para vendas estimula a compra de algo por uma razão específica. Aqui, o consumidor tem um motivo para adquirir o que é oferecido. Exemplo: “Adquira o produto X e mantenha a sua pele sempre bem hidrata e protegida”.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
Adicionar comentário