Você sabe o que é o Market Share? Trata-se de um indicador essencial para medir o sucesso do seu negócio em meio à concorrência. E se você quer saber como calcular e aumentar sua participação no mercado, continue lendo este artigo. E confira as informações presentes nos tópicos a seguir.
O que é o Market Share
Como calcular o Market Share
Importância do Market Share
O que é o Market Share
O Market Share é um indicador usado para saber o quanto uma empresa é relevante. Ou seja, qual a fatia de clientes, vendas e lucros do seu segmento de mercado pertence ao seu negócio. Dessa maneira, quanto maior for a sua parte em tudo isso, maior é sua liderança em meio à concorrência.
Também chamada de quota de mercado, essa é uma métrica de marketing importantíssima de acompanhar. Para tanto, existem diferentes cálculos, como veremos mais adiante. De todo o modo, o Market Share ajuda em muito na hora de avaliar o desempenho do seu negócio.
Inclusive, dos seus produtos ou serviços em relação aos concorrentes. Com isso, é possível enxergar melhor a posição da sua empresa em relação ao mercado como um todo. E claro, como está o seu nível de competitividade.
Como calcular o Market Share
Há diferentes fórmulas para calcular o Market Share. Em uma delas, se faz uso da receita de um determinado período de tempo. Assim como da receita do setor, o que exige buscar essa informação. Para tanto, basta realizar o cálculo a seguir:
Receita total de vendas da sua empresa / receita total de vendas do setor. Depois, multiplique por 100 para obter o resultado em porcentagem.
Outro modo é com a fórmula do Market Share de unidade, sendo que nesse caso é preciso levantar o número de unidades que a sua empresa vendeu de um certo produto. E também quantas unidades a concorrência vendeu do mesmo item. Assim, o cálculo é o seguinte:
Total de unidades vendidas pela sua empresa / total de unidades vendidas pela concorrência. Multiplique o resultado por 100.
A melhor fórmula depende de cada segmento. Mas quando está no setor de serviços, existe outra fórmula, o Market Share de clientes. Aqui, é preciso usar o número de clientes que o negócio possui e o número de clientes em potencial, que sejam ou não atendidos pela concorrência. O cálculo é feito assim:
Número de clientes da empresa / número de clientes em potencial.
Importância do Market Share
A partir desses cálculos, você tem uma noção mais clara da realidade do seu negócio. E assim pode tomar as medidas necessárias, como investir em marketing, no time de vendas e no que mais for necessário. Claro, para tanto, recomenda-se uma avaliação para identificar o que qualificar.
Também é preciso avaliar os resultados com objetividade. Ou seja, nem sempre uma participação baixa deve ser desanimadora. Afinal, se a sua empresa está em um segmento de mercado muito concorrido, é bem possível que a participação de cada um seja baixa.
Em geral, lidera o segmento as empresas que alcançam 50% de participação. Porém, quanto mais concorrido, mais difícil é de obter essa fatia, a não ser para empresas que estão em ramos com poucos concorrentes.
Mesmo assim, é urgente apostar em estratégias assertivas. Inclusive, reavaliar os preços dos seus produtos, que podem estar pouco competitivos. Ou se você obtém boas vendas no mês, pode ser preciso aumentar a produção para vender mais. Fidelizar clientes é outra estratégia muito eficiente.
E se você deseja aumentar sua participação no mercado com a ajuda do Market Share, entre em contato com um consultor da Toulouse pelos seguintes canais:
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