fbpx

Marketing B2B: o que é e como fazer

24 de outubro de 2019 por na categoria Estratégia com 0 e 0

Atrair e conquistar os consumidores em potencial do seu produto ou serviço é uma necessidade de qualquer empresa. Isso vale independentemente do seu porte, segmento de mercado e tipo de público-alvo.

Dessa forma, mesmo empresas que vendem para outras empresas devem estar atentas às técnicas de marketing, no caso o marketing B2B. Essa sigla significa Business-to-Business ou, no “bom e velho” português, marketing de empresa para empresa.

Nesse contexto, é bom lembrar que as empresas que têm como público-alvo o consumidor final são as chamadas B2C. Ou seja, Business-to-Consumer, que significa empresa para consumidor.

E, embora haja semelhanças entre essas duas modalidades de relação, também existem diferenças importantes. E se você quer saber quais são elas e obter demais informações a respeito do tema, continue lendo este artigo.

Nos tópicos a seguir, você confere mais sobre marketing B2B: o que é e como fazer.

  • O que é o Marketing B2B
  • Como fazer Marketing B2B

O que é o Marketing B2B

Marketing B2B é, portanto, as ações de marketing executadas para uma empresa que possui como consumidor em potencial outras empresas. Na indústria, essa é uma das situações mais comuns, porém, mesmo no comércio e no setor de serviços é possível encontrar essa relação.

E, por mais que se assemelhe ao marketing que as empresas fazem para aumentar a conversão de vendas junto ao seu público quando esse é o consumidor final, a estratégia de marketing destinada a outras empresas conta com peculiaridades.

Entre elas, a importância de promover ações mais específicas e com uma linguagem mais técnica e formal. Afinal, ao vender para empresários e profissionais de áreas afins, é necessário fazer uso de uma comunicação mais aprofundada, pois quem vai comprar entende do assunto.

Claro que o tom da conversa pode mudar consideravelmente conforme o seu segmento. O melhor, portanto, é se comunicar de acordo com o perfil do seu público.

Como fazer Marketing B2B

Com a popularização das ferramentas online, que passaram de aplicativos de entretenimento, para recursos indispensáveis na comunicação profissional, as diferenças entre marketing B2B e B2C se reduziram ainda mais.

Exemplo é o fato de muitas empresas usarem o WhatsApp para divulgarem os seus serviços e produtos a outros negócios. Não raro, em tom bastante informal. Mesmo que essa abordagem garanta sucesso à negociação, é preciso avaliar se é o caso do seu nicho de mercado.

De qualquer forma, não se pode negar que blogs, sites, redes sociais, e-mail marketing e outros recursos virtuais disponíveis se tornaram grandes aliados do marketing B2B. E, assim, devem entrar na sua estratégia.

Por outro lado, não se pode esquecer a importância dos demais meios de comunicação, inclusive, os tradicionais, como o telefone. Afinal, negociar valores e uma parceria de longo prazo pode exigir uma comunicação mais direta e até pessoal, com uma reunião presencial.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, confira nosso artigo 5 Estratégias de Marketing para Indústrias Gerarem Leads B2B dicas para conquistar mais clientes para o seu negócio.

Já para desenvolver uma estratégia eficiente de Marketing B2B é importante contar com uma equipe experiente e capacitada. Para tanto, entre em contato, hoje mesmo, com um especialista da Toulouse e tenha um atendimento personalizado.

Adicionar comentário

© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103