Como fazer campanha de Natal para empresas

novembro 30, 2016 por na categoria E-mail Marketing com 0 e 0

O uso de recursos de marketing digital facilitou para as empresas passarem sua mensagem de Natal para clientes, que além de favorecer a imagem da marca e aumenta a fidelização

O Natal é a época mais esperada pela maioria das pessoas. Afinal ele representa um dos maiores símbolos religiosos no mundo, e também o começo das férias. Nessa época as pessoas já se sentem mais dispostas, com um espírito de renovação. Para as empresas, é também o momento propício para vendas e maior relacionamento com clientes, pois não é de hoje que a data é também usada para dar e receber presentes.

O que acontece é que os consumidores, tomados pelo espírito natalino, estão mais dispostos a interagir com marcas e empresas através da publicidade, tanto para escolher presentes quanto para receberem descontos e promoções. E hoje o marketing digital se tornou a principal ferramenta para publicidade e relacionamento, com um impacto maior que os recursos tradicionais. Dentro das ferramentas do marketing digital, a que mais traz resultados no período do Natal é o e-mail marketing. Aqui vale uma breve explicação: o e-mail marketing usado da forma correta não vira spam, não incomoda quem o recebe, pois o envio deve ser feito para quem tem interesse em recebe-lo. Não adianta comprar uma lista de e-mails e disparar para milhões de pessoas pois essa prática além de ser invasiva ainda pode comprometer o domínio do site da empresa.

Então além de seguir as boas práticas para envio de e-mail marketing, vale também lembrar porque ele é tão eficiente, ainda mais na época do Natal. Acompanhe.

GERA EMPATIA INSTANTÂNEA

Os consumidores estão no espírito natalino e quando recebem um cartão de Natal através de e-mail eles ficam satisfeitos e se identificam com maior facilidade com a empresa que o enviou.

FAVORECE A DECISÃO DE COMPRA

Como já dissemos, é fato que o Natal se tornou uma data comercial. E pense na quantidade de pessoas que está, neste momento, pesquisando quais presentes ela vai comprar. O e-mail marketing facilita a escolha e a decisão de compra, principalmente se no conteúdo tiver promoções como descontos, brindes, facilidades de pagamento, etc.

MOSTRA OS DIFERENCIAIS DA EMPRESA E SEUS PRODUTOS

Quando vamos em uma loja comprar os presentes de Natal, nem sempre conseguimos analisar com calma os diferenciais de cada produto, pois são muitos compradores em espaços que às vezes ficam lotados. Já quando recebemos um e-mail marketing que mostra esses diferenciais, podemos analisa-los com tranquilidade para a escolha do que comprar. Isso afeta diretamente a decisão de compra citada no tópico anterior.

Existem outros benefícios para o envio de e-mail marketing que devem ser analisados de acordo com o tipo de empresa, seus produtos e serviços, porte, segmentação de público, entre outros. Os 3 citados acima são os comuns entre qualquer tipo de empresa.
Agora o que devemos analisar são as estratégias para se construir um e-mail marketing com mensagem de Natal para empresas de modo que ele seja impactante para quem o receber e assim gere os resultados esperados.

ARTE / DESIGN

Aqui é onde a empatia acontece. Uma arte bem construída, com visual atraente e disposição correta dos elementos agrada a quem o recebe.

SEGMENTAÇÃO

Para cada tipo de público-alvo a mensagem a ser passada tem que ser planejada. Não adianta querer “vender para todo mundo”, porque não é todo mundo que quer ou pode comprar da sua empresa. A segmentação garante que você fale com as pessoas certas e com a mensagem certa.

PERSONALIZAÇÃO

No fim de ano recebemos centenas de e-mails de Natal e Ano-Novo, o que pode fazer com que o seu destinatário passe despercebido pelo seu e-mail marketing. A saída que funciona é a personalização, ou seja, enviar o e-mail com o nome da pessoa, para que ela se sinta exclusiva e que sua empresa se preocupa com ela.

CONTEÚDO

O consumidor moderno exige que o conteúdo seja bem trabalhado. Ele não quer apenas mensagens vazias de boas festas, mas sim algo que resolva algum problema ou questão que ele tenha. Além da mensagem sempre é bom pensar em incluir imagens ou vídeos dos produtos, preços e condições gerais, de forma rápida e agradável.

FREQUÊNCIA DE ENVIO

Aqui é onde um e-mail marketing bem construído pode virar spam. Imagine quantos e-mails você recebe por dia na época de Natal e em como muitos deles você acaba se descadastrando ou reportando como spam. Já se o e-mail for do seu interesse e em uma frequência planejada, o risco deixa de existir. E com a frequência alinhada com o conteúdo, os destinatários passam a esperar pelo recebimento.

DIFERENCIAL

Aproveite o e-mail marketing de Natal para mostrar seus diferenciais. Como já dissemos, as pessoas estão mais propensas em aceitar o recebimento de publicidade nesta época do ano, e assim ao ver os diferenciais eles se fixam mais facilmente na memória, o que é importante para facilitar a decisão de compra por parte dos consumidores.

VERSÃO RESPONSIVA

Um e-mail marketing responsivo é aquele que abre adaptado em qualquer dispositivo como computadores, tablets, celulares, etc. É importante que o destinatário possa ver o e-mail em qualquer tipo de aparelho que ele esteja usando no momento do recebimento, caso contrário ele vai deixa-lo de lado.

AGENDAMENTO DE ENVIOS

Caso sua campanha tenha mais que 1 e-mail marketing, agende os envios levando em conta a frequência para não ser negativado. O agendamento evita que aconteça esquecimento e mantém a campanha em pleno funcionamento.

Assim como nos benefícios apresentados, as estratégias apresentadas aqui são gerais, e dependendo do tipo da sua empresa pode ser necessário incluir outras. O mais importante é que elas sejam bem analisadas antes de serem postas em prática, de modo a garantir a eficácia do e-mail marketing.

 

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