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O Marketing Interno pode resolver muitos problemas em sua empresa

17 de outubro de 2019 por na categoria Endomarketing com 0 e 0

Motivar e valorizar os colaboradores de uma empresa são práticas que têm, cada vez mais, se inserido na cultura organizacional de empresas de todos os partes e segmentos de mercado. Afinal, elas contribuem em muito com uma maior produtividade dos funcionários.

Também oferece muitos outros benefícios, sendo que essas práticas são chamadas de marketing interno. Entre as vantagens, a maior conversão de vendas, já que a sua equipe, mais satisfeita, também está mais focada em oferecer o melhor desempenho.

O que achou disso? Com certeza, é algo que o seu negócio deve nutrir. Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, veja mais sobre como o marketing interno pode resolver muitos problemas em sua empresa.

  • O que é marketing interno
  • Diferenças entre marketing interno e endomarketing

O que é marketing interno

Para motivar a sua equipe, é preciso realizar uma série de medidas, bem como ter o entendimento do quão isso é importante para a sua empresa como um todo. Nesse sentido, é necessário colocar em prática o chamado marketing interno.

As suas ações são variadas, englobando o treinamento e qualificação dos colaboradores, a fim de aumentar a sua produtividade, eficiência e atendimento ao cliente. No entanto, essas ações também capacitam o funcionário como profissional e, assim, é uma forma de valorizá-lo.

Nesse sentido, o marketing interno está intimamente associado à gestão dos recursos humanos. E, por lidar com pessoas que possuem diferentes expectativas, trata-se ainda de um desafio.

Isso porque, enquanto se qualifica o colaborador para oferecer um desempenho satisfatório, a empresa também deve oferecer um ambiente de trabalho adequado para atender às necessidades do seu funcionário.

Para tanto, as medidas propostas devem promover o desenvolvimento das habilidades, controlar o estresse que pode surgir e realizar as boas práticas para um local de trabalho de total respeito e que siga as leis trabalhistas.

Isso é feito com a contratação de funcionários de acordo com as suas aptidões e com uma gestão de carreiras efetiva. E, claro, com um sistema que possa avaliar não só os colaboradores, mas também se as ações executadas estão oferecendo os resultados almejados.

Diferenças entre marketing interno e endomarketing

Diferente do que se entende em muitos casos, o marketing interno e o endomarketing não são a mesma coisa. A diferença pode ser sutil, mas o endomarketing não se refere tanto ao pensar as ações e avaliar o que pode ser feito para garantir um ambiente de trabalho saudável.

O endomarketing se resume ao que é feito em termos de comunicação interna, o que também é essencial para a cultura organizacional das empresas. Dessa forma, esse conceito está mais associado às práticas do dia-a-dia.

Entre elas, dispor de canais de comunicação eficientes entre a direção e os colaboradores, podendo ser um mural informativo, boletins virtuais, etc. Porém, o mais importante, um espaço onde o funcionário se sinta à vontade para contribuir com as suas ideias.

Quer saber mais sobre a evolução do marketing e como ele se aplica em sua empresa? Então confira nosso artigo Marketing 4.0: a evolução.

Desde 2004, a Toulouse elabora e executa estratégias de marketing interno e endomarketing, para engajar todo o time dos seus clientes. Entre em contato clicando aqui e descubra o que pode ser feito pela sua empresa.

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