O marketing nas redes sociais é essencial para aumentar suas vendas

29 de agosto de 2019 por na categoria Redes Sociais com 0 e 0

Como o marketing nas redes sociais se tornou essencial? Bom, o ser humano é um ser social e precisa estar em sociedade para viver. E as redes sociais surgiram para aumentar essa necessidade de conexão que nós temos. Atualmente, pode-se dizer que há redes sociais para quase todos os grupos sociais, sendo que as mais famosas e usadas diariamente são Facebook, Instagram, WhatsApp e Youtube. Mas como o marketing nas redes sociais tomou tamanha proporção, a ponto de se tornar essencial em qualquer plano de marketing eficaz?

A evolução tecnológica nos trouxe uma comunicação mais eficaz e instantânea, ou seja, uma revolução nos relacionamentos. Hoje temos celulares potentes e aplicativos para todas as nossas necessidades diárias. Até mesmo a famosa agenda foi substituída por aplicativos que nos ajudam a lembrar de nossos compromissos.

E com todas estas mudanças em nossos hábitos, as redes sociais ganharam um lugar especial. Rolar o feed de notícias para ficar por dentro das novidades, seja dos amigos e da família, ou do país e do mundo, é a nova era da comunicação. E sua empresa precisa estar ali, marcando presença e sendo vista como uma marca que influencia seus consumidores de forma positiva.

Marketing nas redes sociais: como começar?

O marketing nas redes sociais é muito importante para visibilidade e credibilidade da empresa. Mas não adianta você ter perfil em uma rede que não trará alcance de pessoas que são ou podem se tornar seu público-alvo.

Defina sua persona, ou seja, crie um cliente modelo. Por exemplo, você tem uma loja de roupa fitness feminina, então, sua persona vai ter idade entre 20 e 40 anos e interesse por esportes. Esse é um exemplo básico, mas você pode aprofundar respondendo estas questões:

 

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Que tipo de assunto interessaria a ele sobre o seu setor de atuação?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
  • Quem influencia suas decisões?

Sabendo com quem você quer falar, a comunicação e criação de conteúdo da sua empresa ficará mais fácil de ser desenvolvida.

 

Como criar conteúdo para o marketing nas redes sociais?

Primeiro você precisa entender que cada rede social tem um jeito especial de ser. Ou seja, tem algumas coisas que funcionam em determinadas redes e outras que não funcionam. Vou te dar o exemplo de redes sociais muito usadas no Brasil, assim você poderá entender o perfil de cada uma delas.

Instagram

Esta rede social é muito mais visual do que as outras. Perceba que antes de qualquer texto, a foto é quem aparece no feed da rede. O planejamento de marketing nas redes sociais que envolvem o Instagram precisa ficar de olho nas novidades do aplicativo, como IGTV, que é o canal de cada perfil, e o Stories, que é a novidade mais recente.

Lembre-se que o visual é muito importante dentro do instagram, então capriche nas fotos e não caia na mesmice. Inove sempre que possível nos cenários de suas fotos. Os anúncios pagos podem ser utilizados por qualquer conta empresarial porém a personalização de público-alvo pelo aplicativo ainda está se aprimorando.

 

Facebook

Esta rede social tem um enorme potencial para sua empresa. Todas tem esse potencial, não tem? Sim! Mas o Facebook é o mais evoluído no quesito de entregabilidade.

 

Desde seu lançamento, o Facebook recebeu atualizações em seu algoritmo, sendo a mais importante delas em 2011, quando criou uma incrível ferramenta que aprende com o comportamento de cada usuário. O monitoramento acontece desde os cliques, compartilhamentos e curtidas até os conteúdos que o usuário ignora. Com este aprendizado, os anúncios feitos no Facebook Ads são muito melhor segmentados e entregues do que em qualquer outra rede social que tenha a opção de fazer anúncios.

Essa evolução chegou a uma lista de 7 padrões de anúncios. Eles podem ser extremamente segmentados, de acordo com gênero, idade, idioma e geografia, veja só:

  1. Anúncios para estimular as curtidas da página;
  2. Anúncios que fazem com que os cliques sejam direcionados para o seu site;
  3. Anúncios focados em conversões nos sites, importante para e-commerces e remarketing;
  4. Anúncios que estimulam os usuários a baixar seu aplicativo;
  5. Anúncios que têm como objetivo o engajamento com seu aplicativo;
  6. Anúncios para promover um evento;
  7. Anúncios que promovem uma oferta.

Linkedin

O Linkedin é uma rede social usada exclusivamente para conteúdo empresarial. Faça conexões e construa relacionamentos. A rede pode e deve ser usada para divulgar conteúdos importantes e relevantes do seu ramo de atividade e não só da sua empresa. No Linkedin também é possível fazer anúncios pagos, assim como o Facebook e o Instagram.

 

O marketing nas redes sociais não podem ser o único plano de marketing da sua empresa. Eles são importantes, mas não são únicos. No marketing nada feito de forma isolada dá o resultado máximo que poderia dar. Por isso, o planejamento de marketing precisa ser elaborado com uma visão ampla de alcance.

Desde 2004 a Toulouse atua em marketing, com especialização em marketing digital. Entre em contato e planeje conosco como deixar seu marketing nas redes sociais mais eficaz.

 

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