As campanhas de e-mail marketing são ótimas estratégias de marketing digital para as empresas. Isso porque são eficientes para atrair clientes e, por consequência, aumentar as vendas e fidelizá-los.
Porém, é fundamental ter alguns cuidados na hora de desenvolver e enviar o e-mail marketing. Caso contrário, ele pode se tornar um spam, o que significa que, possivelmente, será enviado para a lixeira.
Mas, como evitar que isso aconteça? Se você quer saber mais sobre porque o spam pode (e deve) ser evitado nas suas ações de e-mail marketing, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você descobre tudo a respeito do tema.
Como funciona o e-mail marketing
Porque um e-mail se torna spam
Como evitar o envio de spam
Como funciona o e-mail marketing
O e-mail marketing serve para divulgar produtos e serviços, sendo que a melhor estratégia não é produzir um conteúdo que vá direto ao ponto. Ou seja, para uma campanha de marketing ter sucesso é indicado que seja enviado um conteúdo informativo.
Ele deve ser de interesse do seu público, o que vai aumentar as chances de ser lido e não enviado para a lixeira. Dessa forma, se a sua empresa vende eletrodomésticos, uma dica é enviar e-mail marketing que fale sobre as vantagens de um determinado produto.
Ao final, o leitor pode ser convidado a obter mais informações no site ou loja virtual da empresa. Além disso, uma campanha pode conter vários e-mails, cada um com novas informações e assuntos que atraiam os destinatários.
Porque um e-mail se torna spam
Diferente do que muitas pessoas podem pensar, e-mail marketing não é o mesmo que spam. No entanto, quando a campanha de marketing é feita de maneira errada, o e-mail enviado pode sim acabar indo para a pasta de spam ou direto para a lixeira.
Nesse sentido, o ponto principal é a autorização do destinatário para receber o e-mail. Isto é, ele deve autorizar o recebimento de e-mail, caso contrário, o seu conteúdo será taxado como spam.
Portanto, não é recomendado adquirir listas de e-mails, que são vendidas e possuem um imenso número de endereços de e-mails. Já que eles são de pessoas aleatórias, que não pediram para receber o seu e-mail, o que for enviado se torna spam.
Ademais, usar essas listas é pouco eficiente, pois como são de pessoas aleatórias, não há nenhuma garantia de que façam parte do seu público e se interessem pelo que você tem a oferecer. E outro fato é que muitos dos e-mails das listas podem estar inativos, o que compromete o resultado da campanha. Então, o que fazer?
Como evitar o envio de spam
Hoje, é possível obter a autorização de várias maneiras. No seu site e nas suas redes sociais, é possível ter um local onde os internautas podem se cadastrar para receber e-mail com informações relevantes. Nos pontos de venda, uma dica é solicitar o e-mail dos clientes com a mesma finalidade.
Com isso, você pode demorar mais para conseguir reunir um grande número de e-mails, porém, a campanha se torna mais assertiva. Isso porque quem autoriza o recebimento está mais propenso a adquirir os seus produtos e serviços.
E, caso tenha interesse em obter mais resultados em suas campanhas de marketing, fale hoje mesmo com um especialista da Toulouse, pelo e-mail contato@toulousecomunicacao.com.br ou pelo Skype toulouse.comunicacao.
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