Investir em campanhas de marketing digital é essencial para a sua marca ser encontrada na internet. No entanto, além de apostar em ações assertivas é necessário avaliar se elas estão oferecendo os resultados esperados.
Afinal, se isso não estiver acontecendo, é possível fazer os ajustes necessários para que o seu investimento dê o retorno que se espera. Além disso, é importante avaliar se o dinheiro investido está gerando bons lucros.
Para tanto, existe o chamado ROI Marketing Digital. E se você quer entender melhor a respeito desse conceito e como calcular continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, confira as principais informações.
O que é o ROI marketing digital e sua importância
Como calcular para as ações de marketing digital
O que é o ROI marketing digital e sua importância
ROI significa Return On Investment, ou seja, Retorno Sobre Investimento. Portanto, o ROI marketing digital refere-se ao retorno do investimento que a empresa tem a respeito das ações feitas na internet.
Desse modo, é possível identificar se o dinheiro injetado nas campanhas realizadas está sendo bem investido. Por isso, a sigla consiste em uma métrica amplamente utilizada, uma vez que, ao ser calculada, permite avaliar se o que está sendo feito é adequado.
A partir do cálculo do ROI marketing digital, a empresa enxerga diferentes benefícios. Entre eles, a otimização de canais e recursos, de modo a investir apenas em ações que realmente surtam efeito. Ou seja, com essa métrica a empresa consegue otimizar seus investimentos com publicidade.
Por consequência, pode apostar apenas nas campanhas que são assertivas e que geram vendas. E claro, tornam o seu negócio mais lucrativo. Mais uma vantagem de usar o ROI marketing digital é para que a equipe tenha mais confiança na tomada de decisão.
Isso acontece porque ao calcular o ROI de cada campanha, é possível entender melhor o que o público aceita. Com isso, as demais escolhas são muito mais simples. No entanto, para que isso tudo seja alcançado, é fundamental acompanhar a métrica de maneira contínua e dentro da estratégia definida.
Como calcular para as ações de marketing digital
Para calcular o ROI marketing digital é bastante simples. É preciso apenas somar o valor investido em determinada ação ou campanha e o resultado subtrair do valor da receita obtida no período em que a ação ou campanha aconteceu.
O resultado desse cálculo deve ser divido pelo valor investido. Assim, consegue-se entender o quão bom ou não foram os resultados.
Veja um exemplo: se uma empresa investe R$ 2.000 numa ação ao longo de um mês e o retorno obtido no mesmo período é de R$ 6.000, ao fazer o ROI marketing digital o resultado é R$ 4.000. E se esse valor for dividido por R$ 2.000, então, se chega a R$ 2. Em outras palavras, a cada R$ 1 investido, o retorno foi de R$ 2.
Isso quer dizer que o investimento dobrou e, portanto, trata-se de uma estratégia que atingiu os objetivos esperados. O resultado pode ainda ser multiplicado por 100, para que se tenha a porcentagem. Nesse caso, é de 20%. Aqui, fica mais claro que consiste em um resultado bom, mas que pode melhorar.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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