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ROI Marketing Digital: como calcular

14 de julho de 2022 por na categoria Marketing digital com 0 e 0

Investir em campanhas de marketing digital é essencial para a sua marca ser encontrada na internet. No entanto, além de apostar em ações assertivas é necessário avaliar se elas estão oferecendo os resultados esperados.

Afinal, se isso não estiver acontecendo, é possível fazer os ajustes necessários para que o seu investimento dê o retorno que se espera. Além disso, é importante avaliar se o dinheiro investido está gerando bons lucros.

Para tanto, existe o chamado ROI Marketing Digital. E se você quer entender melhor a respeito desse conceito e como calcular continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, confira as principais informações.

  • O que é o ROI marketing digital e sua importância
  • Como calcular para as ações de marketing digital

 

O que é o ROI marketing digital e sua importância

ROI significa Return On Investment, ou seja, Retorno Sobre Investimento. Portanto, o ROI marketing digital refere-se ao retorno do investimento que a empresa tem a respeito das ações feitas na internet.

Desse modo, é possível identificar se o dinheiro injetado nas campanhas realizadas está sendo bem investido. Por isso, a sigla consiste em uma métrica amplamente utilizada, uma vez que, ao ser calculada, permite avaliar se o que está sendo feito é adequado.

A partir do cálculo do ROI marketing digital, a empresa enxerga diferentes benefícios. Entre eles, a otimização de canais e recursos, de modo a investir apenas em ações que realmente surtam efeito. Ou seja, com essa métrica a empresa consegue otimizar seus investimentos com publicidade.

Por consequência, pode apostar apenas nas campanhas que são assertivas e que geram vendas. E claro, tornam o seu negócio mais lucrativo. Mais uma vantagem de usar o ROI marketing digital é para que a equipe tenha mais confiança na tomada de decisão.

Isso acontece porque ao calcular o ROI de cada campanha, é possível entender melhor o que o público aceita. Com isso, as demais escolhas são muito mais simples. No entanto, para que isso tudo seja alcançado, é fundamental acompanhar a métrica de maneira contínua e dentro da estratégia definida.

 

Como calcular para as ações de marketing digital

Para calcular o ROI marketing digital é bastante simples. É preciso apenas somar o valor investido em determinada ação ou campanha e o resultado subtrair do valor da receita obtida no período em que a ação ou campanha aconteceu.

O resultado desse cálculo deve ser divido pelo valor investido. Assim, consegue-se entender o quão bom ou não foram os resultados.

Veja um exemplo: se uma empresa investe R$ 2.000 numa ação ao longo de um mês e o retorno obtido no mesmo período é de R$ 6.000, ao fazer o ROI marketing digital o resultado é R$ 4.000. E se esse valor for dividido por R$ 2.000, então, se chega a R$ 2. Em outras palavras, a cada R$ 1 investido, o retorno foi de R$ 2.

Isso quer dizer que o investimento dobrou e, portanto, trata-se de uma estratégia que atingiu os objetivos esperados. O resultado pode ainda ser multiplicado por 100, para que se tenha a porcentagem. Nesse caso, é de 20%. Aqui, fica mais claro que consiste em um resultado bom, mas que pode melhorar.

 

O Inbound Marketing ajuda a otimizar o ROI de uma campanha de marketing digital

 

Se você precisa de ajuda para avaliar em quais ações de marketing deve investir, entre em contato com um especialista da Toulouse agora mesmo:

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