Existem diversos motivos para que os consumidores iniciem uma compra em uma loja virtual e não a finalizem. Mas independente de qual for a razão, é possível fazer com que essa venda seja concluída.
Se tem carrinho abandonado em seu e-commerce, continue com a leitura deste artigo e nos tópicos a seguir saiba como recuperar as vendas!
Porque recuperar carrinho abandonado é importante
Como recuperar carrinho abandonado e vender
Porque recuperar carrinho abandonado é importante
Embora seja comum que os consumidores não concluam uma compra em lojas virtuais, seja porque apenas estavam fazendo uma simulação para pesquisar preços, seja porque mudaram de ideia, a questão é que são grandes as chances de recuperar essas vendas.
Assim, quando a empresa foca em recuperar carrinho abandonado ocorre um impacto muito positivo no faturamento. Afinal, pesquisas indicam que, em média, 60% das pessoas acabam concluindo uma compra deixada para trás depois de receberem um e-mail de incentivo.
Portanto, ações de e-mail marketing estão entre as mais assertivas para fazer com que haja uma mudança de ideia, incentivando a conclusão da compra que sofreu a desistência. Isso porque não raro a pessoa se depara com uma informação que não esperava, como o valor do frete para a entrega do produto, por exemplo.
Se estiver acima do que o consumidor está disposto a pagar, pode ser uma razão para desistir do processo. O mesmo ocorre se a compra foi por impulso e, na etapa final, ele percebe que é melhor adiar a sua aquisição. Portanto, é importante estar preparado para essas situações.
Como recuperar carrinho abandonado e vender
O carrinho abandonado é mais efetivamente recuperado com o envio de e-mails de relacionamento. Portanto, o primeiro passo para combater esse problema é com a ferramenta de e-mail marketing adequada, que deve mandar de modo automático um e-mail para o consumidor em questão.
Esse e-mail pode funcionar como um lembrete sobre a compra deixada para trás. E com uma ferramenta de automação de e-mail marketing é possível criar um layout atrativo, que chame a atenção do público-alvo.
É preciso determinar ainda quantos lembretes serão enviados ao consumidor e a frequência de tempo entre eles.
Mesmo que seja indicado apostar em um design criativo e bem elaborado, que estimule a recuperar o carrinho abandonado, é necessário que o e-mail contenha informações objetivas e claras para um melhor entendimento do seu objetivo. Ou seja, o consumidor não pode ficar com dúvidas sobre o seu intuito.
E claro, o título do e-mail deve despertar a curiosidade do cliente em potencial, fazendo com que ele abra o e-mail e não o jogue na lixeira. Se na sua estratégia há descontos para quem abandonou o carrinho, isso já pode ser informado logo de início no título.
Por fim, mas não menos importante, vale a pena enviar um e-mail de recuperação de carrinho abandonado logo após a desistência. E se você decidir enviar mais de um, evite mandar muitos e conclua o processo em poucos dias.
Se você tem problemas com carrinho abandonado na sua loja virtual, o que é bem comum, pode conversar com um especialista da Toulouse, que tem estratégias para a sua recuperação. Entre em contato pelos seguintes canais:
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