Entre as redes sociais, o Facebook continua liderando o ranking como a principal escolha para se fazer ações de marketing digital, tanto por parte de empresas como dos profissionais de marketing. O motivo dessa escolha se deve principalmente pelo fato do Facebook concentrar grande parte de pessoas que fazem parte do público-alvo de qualquer empresa, e também porque seus valores são menores que outros canais. E você sabia que quase metade da população brasileira tem uma conta na maior rede social do mundo? Isso se traduz como uma facilidade para as empresas interagirem com seus consumidores e potenciais clientes.
Entçao agora vamos dar uma olhada geral nos números surpreendentes que o Facebook alcançou em 2016. E pode ter certeza que esses números continuam crescendo dia a dia!
O Brasil tem mais de 100 milhões de usuários ativos todos os meses no Facebook, o que dá quase 50% da população brasileira.
Do total de internautas no Brasil, 8 em cada 10 estão no Facebook.
Do total de usuários brasileiros, separados por faixa etária, temos:
- 9 milhões de 13 a 17 anos
- 28 milhões de 18 a 24 anos
- 29 milhões de 25 a 34 anos
- 17 milhões de 35 a 44 anos
- 10 milhões de 45 a 54 anos
- 4,5 milhões de 55 a 64 anos
- 2,1 milhões acima de 65 anos
O Brasil é o terceiro país com maior quantidade de usuários, perdendo apenas para a Índia, em segundo lugar, e para os Estados Unidos, em primeiro.
54% dos usuários são mulheres e 46% são homens.
A cada 1 minuto no Brasil são postados, em média, 510.000 comentários, 293.000 atualizações de status e 136.000 fotos e vídeos.
Os brasileiros passam por dia 22 minutos e por mês 11 horas no Facebook.
67% dos usuários acessam a rede todos os dias.
80% dos usuários acessam o Facebook através de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
O horário de pico com maior quantidade de usuários é das 13h às 15h.
Para as empresas, 70% dos usuários estão conectados a pelo menos uma página empresarial, o que gera 645 milhões de visualizações por mês.
E sobre os anúncios no Facebook, 70% das empresas anunciantes atingem um ROI médio de 3%, e 49% atingem 5%.
Para as empresas, o Facebook é uma forma de alcançar seu público, interagir com ele e garantir a presença digital. Mas não vamos nos ater somente nos números, ok? Veja agora outras vantagens que a rede oferece:
- custo mais baixo de investimento que outras mídias
- possibilidade de segmentar a audiência, o que gera economia e maior engajamento nas campanhas
- as campanhas podem ser criadas em um sistema multimídia, com textos, imagens, vídeos, gifs e links
- as respostas por parte do público costumam ser imediatas
- em geral, as campanhas são compartilhadas, o que significa atingir ainda mais pessoas
- quando uma empresa participa ativamente do Facebook, também consegue que seu site tenha melhor ranqueamento no Google
- o chat do Facebook pode, e deve, ser usado para dar respostas rápidas a quem interage com a empresa
Com tudo isso fica claro que as empresas obtêm diversos benefícios ao participar do Facebook. E caso você queira saber se sua empresa tem explorado bem a internet, faça um diagnóstico gratuito de marketing digital com a Toulouse. É gratuito, rápido e pode mudar sua visão sobre o marketing digital da sua empresa.