A importância do endomarketing e da comunicação interna

outubro 19, 2017 por na categoria Endomarketing com 0 e 0

Em uma explicação bem simples e resumida, o endomarketing serve para que uma empresa crie ações de marketing voltadas para seus funcionários, de modo que exista uma boa comunicação e bom relacionamento entre as duas partes. Uma estratégia de endomarketing faz com que os funcionários de uma empresa sejam tratados como “clientes internos” e, assim como quaisquer outros clientes, eles devem ser atingidos e conquistados, de modo que cumpram com algum objetivo da empresa. É algo bem parecido com uma ação que a empresa faz externamente, como por exemplo apresentar um novo produto para o mercado, ou divulgar promoções. Já no caso do endomarketing, em geral as ações são voltadas para que os funcionários se integrem no que ela apresenta de demanda, como fazer com que eles sigam determinados objetivos, alinhar as operações internas, e também para que a empresa ouça os funcionários sobre seus anseios e necessidades.

Um dos principais usos do endomarketing diz respeito à experiência de clientes com a empresa, não apenas com os produtos, mas com tudo relacionado a ela, o que inclui a interação com os funcionários, pois é no contato humano que um cliente tem a maior impressão sobre a empresa. Neste caso, o funcionário deve estar alinhado com o que a empresa espera oferecer de experiência para seus clientes, e assim conseguir transmitir essa sensação a eles.

Empresas que utilizam endomarketing sabem da importância que as ações representam, e dentre as principais conquistas que podem ser atingidas, destacamos:

  • reduzir o turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários, o que reduz o investimento em recrutamento e treinamento;
  • atrair funcionários com o perfil mais adequado para a empresa;
  • engajar toda a equipe com os objetivos da empresa;
  • conhecer mais a fundo as condições dos funcionários para promover melhorias no relacionamento com a empresa;
  • motivar a equipe como um todo;
  • promover melhorias no clima organizacional;
  • aumentar a rentabilidade de trabalho.

 

Para desenvolver ações de endomarketing, o primeiro passo é estabelecer uma boa comunicação interna, de forma a passar mensagens a todos os funcionários. E aí vai depender do tamanho da empresa e como fica mais fácil para os funcionários receberem as mensagens. Se for uma empresa pequena, talvez um simples quadro de aviso colocado onde os funcionários costumam passar todos os dias já resolva. Mas também podem ser usadas outras mídias, como revistas, e-mails, avisos em autofalantes e até mesmo pelo Whatsapp ou Facebook. O importante é que os responsáveis da empresa identifiquem como os funcionários vão preferir receber os comunicados.

Já sobre os tipos de ações, as mais comuns são:

  • treinamentos de capacitação
  • eventos de confraternização
  • reuniões explicativas
  • materiais de divulgação
  • programa de benefícios
  • plano de carreira
  • palestras educativas
  • comemoração de resultados
  • caixa de sugestões

 

Esses são alguns dos exemplos mais comuns de ações de endomarketing. Sua empresa pode ter necessidades diferentes, mas o que vale é que a ação que você for utilizar seja voltada para os dois objetivos principais do endomarketing: valorizar os funcionários e fazer com que eles sigam os objetivos da empresa.

© 2017 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - Alameda Tibiriçá, 888 - Centro - Mairiporã/SP - (11) 3136 0687