Como o marketing nas redes sociais se tornou essencial? Bom, o ser humano é um ser social e precisa estar em sociedade para viver. E as redes sociais surgiram para aumentar essa necessidade de conexão que nós temos. Atualmente, pode-se dizer que há redes sociais para quase todos os grupos sociais, sendo que as mais famosas e usadas diariamente são Facebook, Instagram, WhatsApp e Youtube. Mas como o marketing nas redes sociais tomou tamanha proporção, a ponto de se tornar essencial em qualquer plano de marketing eficaz?
A evolução tecnológica nos trouxe uma comunicação mais eficaz e instantânea, ou seja, uma revolução nos relacionamentos. Hoje temos celulares potentes e aplicativos para todas as nossas necessidades diárias. Até mesmo a famosa agenda foi substituída por aplicativos que nos ajudam a lembrar de nossos compromissos.
E com todas estas mudanças em nossos hábitos, as redes sociais ganharam um lugar especial. Rolar o feed de notícias para ficar por dentro das novidades, seja dos amigos e da família, ou do país e do mundo, é a nova era da comunicação. E sua empresa precisa estar ali, marcando presença e sendo vista como uma marca que influencia seus consumidores de forma positiva.
O marketing nas redes sociais é muito importante para visibilidade e credibilidade da empresa. Mas não adianta você ter perfil em uma rede que não trará alcance de pessoas que são ou podem se tornar seu público-alvo.
Defina sua persona, ou seja, crie um cliente modelo. Por exemplo, você tem uma loja de roupa fitness feminina, então, sua persona vai ter idade entre 20 e 40 anos e interesse por esportes. Esse é um exemplo básico, mas você pode aprofundar respondendo estas questões:
Sabendo com quem você quer falar, a comunicação e criação de conteúdo da sua empresa ficará mais fácil de ser desenvolvida.
Primeiro você precisa entender que cada rede social tem um jeito especial de ser. Ou seja, tem algumas coisas que funcionam em determinadas redes e outras que não funcionam. Vou te dar o exemplo de redes sociais muito usadas no Brasil, assim você poderá entender o perfil de cada uma delas.
Esta rede social é muito mais visual do que as outras. Perceba que antes de qualquer texto, a foto é quem aparece no feed da rede. O planejamento de marketing nas redes sociais que envolvem o Instagram precisa ficar de olho nas novidades do aplicativo, como IGTV, que é o canal de cada perfil, e o Stories, que é a novidade mais recente.
Lembre-se que o visual é muito importante dentro do instagram, então capriche nas fotos e não caia na mesmice. Inove sempre que possível nos cenários de suas fotos. Os anúncios pagos podem ser utilizados por qualquer conta empresarial porém a personalização de público-alvo pelo aplicativo ainda está se aprimorando.
Esta rede social tem um enorme potencial para sua empresa. Todas tem esse potencial, não tem? Sim! Mas o Facebook é o mais evoluído no quesito de entregabilidade.
Desde seu lançamento, o Facebook recebeu atualizações em seu algoritmo, sendo a mais importante delas em 2011, quando criou uma incrível ferramenta que aprende com o comportamento de cada usuário. O monitoramento acontece desde os cliques, compartilhamentos e curtidas até os conteúdos que o usuário ignora. Com este aprendizado, os anúncios feitos no Facebook Ads são muito melhor segmentados e entregues do que em qualquer outra rede social que tenha a opção de fazer anúncios.
Essa evolução chegou a uma lista de 7 padrões de anúncios. Eles podem ser extremamente segmentados, de acordo com gênero, idade, idioma e geografia, veja só:
O Linkedin é uma rede social usada exclusivamente para conteúdo empresarial. Faça conexões e construa relacionamentos. A rede pode e deve ser usada para divulgar conteúdos importantes e relevantes do seu ramo de atividade e não só da sua empresa. No Linkedin também é possível fazer anúncios pagos, assim como o Facebook e o Instagram.
O marketing nas redes sociais não podem ser o único plano de marketing da sua empresa. Eles são importantes, mas não são únicos. No marketing nada feito de forma isolada dá o resultado máximo que poderia dar. Por isso, o planejamento de marketing precisa ser elaborado com uma visão ampla de alcance.
Desde 2004 a Toulouse atua em marketing, com especialização em marketing digital. Entre em contato e planeje conosco como deixar seu marketing nas redes sociais mais eficaz.
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