A consultoria de marketing serve para minha empresa?

5 de setembro de 2019 por na categoria Estratégia com 0 e 0

Marketing é um setor indispensável para qualquer empresa, como já vimos em outros textos do nosso blog. Sabe a famosa expressão: “Quem não se comunica, se trumbica.” dita pelo apresentador Chacrinha? Nenhuma frase é mais expressiva do que essa quando falamos em marketing e relacionamento com o cliente. Afinal, sua empresa precisa mostrar o que vende para o público poder decidir se quer ou não aquele produto. E a consultoria de marketing é uma peça fundamental para que sua empresa não se trumbique no mundo dos negócios.

O que é uma consultoria de marketing?

A consultoria de marketing é um serviço prestado por especialistas de marketing com foco em construção e aperfeiçoamento do relacionamento da empresa com o público-alvo e público já formado.

A função primária da consultoria de marketing é sempre melhorar a comunicação e as ações de marketing da empresa, de modo a aumentar o valor percebido da marca e também as vendas. Ou seja, uma equipe externa pode ter uma visão diferente do que você e sua equipe tem da sua marca e dos seus produtos. Muitas vezes uma consultoria de marketing consegue averiguar falhas que não são percebidas dentro da equipe interna de marketing.

O fato do consultor não estar envolvido emocionalmente no negócio, faz com que ele veja a situação da forma real dela, com todos os agravamentos que esta situação possa gerar nos lucros, vendas e até mesmo estabilidade da empresa.

Como saber se minha empresa precisa de uma consultoria de marketing?

Não importa o tamanho da sua empresa, uma estratégia de ações e planejamento estratégico de marketing é essencial para a sobrevivência e aumento das vendas. O marketing que um consultor pode auxiliar não fica restrito ao digital, ele pode ser muito mais amplo do que você imagina.

Existem diversas maneiras de fazer marketing e sua empresa pode não estar conseguindo viabilizar de forma correta todas estas frentes. Uma consultoria de marketing serve para cobrir essas falhas e potencializar as frentes já desenvolvidas pela empresa.

 

Ter uma equipe de marketing especialista em vários quesitos ajuda a ampliar o conhecimento do marketing e suas estratégias. Um especialista, por exemplo, em redes sociais ou Google Ads é muito mais experiente do que uma pessoa que conhece o assunto superficialmente. E ter especialistas trabalhando internamente na sua empresa pode gerar um alto custo de salário que uma consultoria de marketing pode muito bem suprir essa necessidade de especialização.

Para saber se sua empresa precisa de uma consultoria de marketing, pergunte-se: “Estou satisfeito com meus resultados?” “Posso melhorar a comunicação com meu cliente?” “Estou atendendo às expectativas das minhas metas de vendas?” Se você disse não para qualquer uma destas perguntas, sua empresa está precisando rever suas definições de marketing.

A importância da consultoria de marketing.

Ressaltando os pontos já ditos acima, temos as experiências e as expertises usadas a favor da empresa sem a necessidade de um especialista que exigiria um alto salário pelo conhecimento adquirido. Dentro de uma agência de consultoria de marketing temos diversos profissionais especializados em diversas áreas para dar o respaldo necessário à sua empresa.

O planejamento de marketing é um calcanhar de Aquiles em muitas empresas. Digo isso porque traçar um planejamento é muito mais fácil do que executá-lo. Muitos planos exigem esforços coletivos ou análises de resultados diários e isso, dentro de uma empresa com muitos outros assuntos a serem resolvidos, pode ser deixado para depois. Ou seja, o plano foi feito, mas mal executado ou até mesmo não saiu do papel.

Acreditar e fazer parceria com uma agência de marketing trará para sua empresa a real percepção dos resultados que foram visados e elaborados na reunião de planejamento. E isso acontece, pois a equipe da consultoria de marketing estará comprometida com tudo o que foi analisado e proposto.

Além de tudo o que já comentamos, o marketing é uma ciência que não para. Todo dia temos novas formas de nos comunicar e trazer oportunidades de negócio. Acompanhar a tecnologia e o mercado de mídias on-line ou off-line é também uma das funções de uma agência de marketing.

Então, não fique com medo de investir em planejamento e informação, sua empresa precisa de novas visões e análises e nós, da Toulouse, temos muito a acrescentar no seu planejamento de marketing. Nosso conhecimento em marketing vem evoluindo e crescendo a cada dia desde 2004. Executamos serviços de marketing, incluindo a consultoria voltada para melhorar os rendimentos dos nossos clientes. Entre em contato e agende sua consultoria.

 

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