Como estão as estratégias de marketing na sua indústria? Ela tem os 4 Ps do marketing definidos?
Há quem pense que esse setor da economia não deva se preocupar com ações de marketing, inclusive, se atende apenas outras empresas. Porém, essa ideia está totalmente errada.
Afinal, ter um plano de marketing é essencial a todos os setores da economia, ainda mais na indústria, que conta com uma alta concorrência. Além disso, quando se investe em marketing, é possível para as indústrias aumentarem a carteira de clientes, ter uma maior facilidade nas vendas, que costumam ser complexas. e também o reconhecimento da sua marca.
Quer saber como iniciar? Então, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você descobre que os 4 Ps do marketing são os primeiros passos para sua indústria. Confira quais são eles e a necessidade de cada um.
O que são os 4 Ps do Marketing
Produto
Preço
Praça
Promoção
O que são os 4 Ps do Marketing
Quando se fala em divulgação de marcas e estratégias de vendas, existe o conceito de 4 Ps do marketing. Ou seja, os quatro principais pilares na divulgação de produtos ou serviços de maneira estratégica.
Os 4 Ps do marketing são os seguintes: produto, preço, praça e promoção. Vale dizer que esse conceito também recebe as denominações de composto de marketing e mix de marketing.
Além disso, quando se fala em marketing, embora as pessoas pensem que se trata apenas de publicidade (promoção), é muito mais.
Produto
Para uma estratégia de marketing eficiente para as indústrias, é preciso entender profundamente o que é o produto a ser divulgado. Isso consiste em identificar as suas vantagens, a que público é destinado, que necessidades atende, quando e como é usado, etc.
Quando se tem essas informações muito bem claras e definidas, a conversão de vendas está garantida. Isso porque sabe-se como tornar mais eficiente o processo que inicia com a sua fabricação e termina com a fidelização do cliente. Por isso, produto é um dos 4 Ps.
Preço
O preço é mais um dos 4 Ps do marketing por se tratar de um aspecto fundamental da conversão de vendas. Afinal, por mais que qualidade seja outro fator relevante, muitas vezes é o preço que leva ao fechamento do negócio.
É preciso ainda que seja condizente com a realidade da sua empresa e do seu segmento de mercado. Ou seja, ao mesmo tempo que o preço deve ser a soma do seu custo mais o lucro necessário, deve ser competitivo em relação à concorrência.
Praça
A praça se refere ao local onde o seu produto é oferecido, ou seja, quais os canais de venda? No caso da indústria, o mais comum é que a venda aconteça por meio dos vendedores técnicos internos e externos. Eles é que vão levar os produtos para a praça, ou seja, os pontos comerciais onde os produtos serão vendidos.
Mas também é importante participar de feiras e outros eventos. Portanto, outro aspecto essencial para as indústrias é ter muito bem planejado a logística e distribuição da sua mercadoria.
Promoção
Já a promoção é a forma como se comercializam os produtos, aquilo que mais está associado ao marketing, embora vimos que não é só isso. Então, aqui, entram os canais de divulgação e a estratégia de vendas.
Para saber mais sobre como impulsionar as vendas da sua indústria, leia estes artigos:
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