Dos comerciais na televisão e anúncios no jornal, hoje em dia, muitas empresas passaram a investir mais pesado nos canais de comunicação online. Mas conforme o segmento de mercado de uma empresa, a mídia tradicional continua sendo vantajosa.
Para saber quais as melhores estratégias para chegar ao seu público alvo, é preciso conhecer o outbound marketing, o inbound marketing e entender as suas diferenças. Afinal, elas podem até mesmo se complementarem.
Se interessou e quer aprender mais a respeito do assunto? Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, confira as informações pertinentes ao tema.
Como funciona o outbound marketing
Como fazer o inbound marketing
Qual a melhor estratégia para a sua empresa
Como funciona o outbound marketing
Propagandas na televisão, nas emissoras de rádio, no jornal, bem como em outdoors e folders são os tradicionais canais de comunicação, atualmente, chamados de outbound marketing.
No entanto, até mesmo anúncios na internet fazem parte desse grupo. Exemplos são a publicidade no Facebook e nos mecanismos de busca, como o Google.
Isso quer dizer que o inbound marketing não necessariamente está fora da internet. Mas sim, possui uma forma própria de abordar o seu público alvo, que consiste de ir até ele, por meio da propaganda.
Desse modo, são usados os meios de comunicação nos quais se sabe que o público alvo vai assistir, ler ou enxergar.
Como fazer o inbound marketing
Por sua vez, o inbound marketing ganhou força nos últimos anos, com o maior uso da internet para divulgar produtos e serviços. Porém, nem tudo o que se faz online pertence a esse grupo.
Isso porque ele consiste em maneiras de atrair o seu público consumidor, o que pode ser feito, em especial, com o marketing de conteúdo, que possui como grandes aliados os blogs, sites e redes sociais.
Afinal, o que é feito nesses canais é procurado pelo público alvo de uma marca e não ao contrário.
Qual a melhor estratégia para a sua empresa
Para entender a diferença entre ambas as estratégias, é possível dizer que outbound marketing é ativo, enquanto o inbound é passivo. Isso porque o primeiro vai atrás do seu público, divulgando a sua marca onde sabe que o seu público está.
Já o inbound cria canais de comunicação atrativos, a fim de chamar a atenção dos consumidores em potencial da sua marca. Portanto, na verdade, as duas estratégias são complementares na hora de atrair leads e promover a geração de vendas.
Dito isso, a melhor estratégia consiste em identificar quais os canais do outbound marketing e do inbound são mais eficientes para atingir o público de uma empresa. A partir disso, deve-se criar um plano de ações em ambas as frentes.
Com a identificação do público alvo, conhecimento das suas preferências e campanhas segmentadas, é possível criar um plano de marketing eficiente.
Tanto no outbound marketing quanto no inbound, o ponto de partida é o relacionamento com o cliente. Então, veja como funciona esse relacionamento neste artigo.
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