Buscar clientes em potencial para a sua indústria, os chamados leads, é uma estratégia de marketing digital que não pode faltar se o intuito é aumentar a conversão de vendas.
E se você deseja descobrir como fazer isso de forma assertiva, continue com a leitura deste artigo e saiba como criar uma lista de leads e converter mais vendas em sua indústria, com as dicas dos tópicos a seguir.
O que é uma lista de leads
Dicas para criar lista de leads
O que é uma lista de leads
Uma lista de leads é um dos principais ativos para as indústrias gerarem vendas. Isso porque consiste em uma lista com os clientes em potencial da sua empresa, o que se obtém de inúmeras maneiras, como veremos mais adiante.
Ao criar uma lista de leads é possível investir no relacionamento com esse público, com o objetivo de efetivar vendas. Para indústrias, no entanto, esse processo não é tão simples, pois se trata de uma venda complexa.
Ou seja, não basta enviar um e-mail para o cliente em potencial. Se ele se interessar pelo seu produto ou serviço, não vai realizar a compra imediatamente. Em geral, as vendas B2B, isto é, entre empresas, depois de um primeiro contato é preciso educar o cliente em potencial.
Isso pode consistir em marcar uma ou mais reuniões, pessoalmente ou por videochamada, para explicar em mais detalhes como sua empresa pode atender as necessidades do lead. Pode exigir ainda treinamentos e outras técnicas para concluir a negociação.
Dicas para criar lista de leads
Há diferentes maneiras de criar uma lista de leads, sendo que essa lista deve conter, principalmente, o e-mail do cliente em potencial, pois é com ele que se torna viável dar prosseguimento à estratégia.
Os leads, que são outras empresas que podem se interessar pelos seus produtos ou serviços, podem ser encontrados em eventos, como feiras de negócios e convenções, por meio de entidades do seu setor e em outros momentos de encontros pessoais.
Também podem ser obtidos com muita eficiência por meio de estratégias de Inbound Marketing e Marketing Digital. Entre elas, destacam-se os formulários de cadastro de sites e blogs, nos quais os visitantes são convidados a informar o seu e-mail.
No entanto, em geral, eles só farão isso se houver uma boa razão, que pode ser o acesso a um material especial, como e-books, sendo que nesse contexto são chamados de iscas digitais. A lista de leads pode aumentar com outras estratégias, como a criação de landing pages persuasivas.
Esses conteúdos se assemelham a uma página de vendas, onde é possível apresentar em detalhes um produto ou serviço da sua empresa e convidar o visitante a fornecer o seu e-mail para receber demais informações.
É importante dizer que é comum se deparar com a oferta de listas de leads que são vendidas. Porém, não são boas alternativas, pois os e-mails podem estar desatualizados ou não fazerem parte do público-alvo da empresa, o que pode causar diversos problemas, como o domínio do seu site entrar em uma blacklist.
Além disso, para montar longas listas de lead é importante conhecer o perfil do seu público, assim, os materiais desenvolvidos para chamar sua atenção conseguem atingir esse objetivo com mais rapidez. Ou seja, ofereça conteúdos que sejam interessantes e relevantes em troca do seu e-mail.
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