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Comunicação integrada de marketing: importância e como usar

12 de setembro de 2019 por na categoria Planejamento de campanhas com 0 e 0

A comunicação integrada de marketing é uma tática onde é feito um planejamento, a análise e a realização de ações de comunicação para estreitar o relacionamento com o consumidor final, consolidando a marca e expandindo mercado.

A integração não deve ser apenas nas ações externas de marketing, sendo o endomarketing essencial, pois a empresa toda precisa falar a mesma língua.

Comunicação integrada de marketing, o que é?

A comunicação integrada de marketing tem o objetivo de unir todo e qualquer tipo de comunicação que sua empresa tem ou virá a ter com o consumidor. O conceito principal é simples, garantir que todas as formas de comunicação acompanhem um objetivo maior e único. Ou seja, garantir clareza e uniformidade nas informações passadas e recebidas.

Quais são os principais objetivos da comunicação integrada de marketing?

Analisaremos alguns pontos principais e fundamentais da comunicação integrada de marketing.

Consistência
Dar consistência é um objetivo muito importante na comunicação integrada. Ou seja, todos os meios usados para difundir a marca e os produtos da empresa, precisam ter a mesma linguagem e caminhar na mesma direção. Todas as mídias escolhidas precisam de um ponto de interação, para transmitir as mensagens e os valores da empresa de forma consistente e verossímil.

Coerência
Significados da palavra coerência citam: ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias; relação harmônica, conexão. A unificação da mensagem que a empresa quer passar ao consumidor final é muito importante.

Agora, imagina só, eu quero comprar um produto da sua marca e entro no seu site, mas lá não há todas as informações necessárias. Entrei em contato via chat e o atendente não soube me informar o que eu precisava. O que pode acontecer? Eu terei uma tendência maior em comprar do concorrente.

O seu consumidor deve encontrar a mesma descrição em todos os seus canais de vendas e de atendimento. Informações precisas e completas, assim a coerência da comunicação estará estabelecida de forma harmônica.

Continuidade
“Pronto, vendi. Próximo!” Se é assim que você pensa, cuidado. Esse pensamento limita você a ter que vender sempre para um cliente novo, o que não está errado e acontece todo dia. Porém ter um pensamento excludente e deixar os clientes antigos sem notícias da sua empresa é não mostrar que sua empresa está evoluindo e criando novas tecnologias, produtos ou serviços.

Nesta etapa, seu plano de marketing precisa ter criação de conteúdo, oferecimento de material rico, envio de e-mail marketing e outras formas de se comunicar indiretamente com o cliente. A continuidade nas estratégias de comunicação deve ser muito bem aplicada para que os potenciais clientes continuem o contato com a empresa, mesmo depois de fechar uma compra.

Complementariedade
Os canais de comunicação que sua empresa escolheu usar precisam ser complementares. Todos os pontos de comunicação devem se complementar para entregar a melhor experiência aos usuários.

Um exemplo disso é o uso de post no Facebook ou Instagram direcionando o visitante e consumidor para o blog da empresa ou para sua loja virtual.

Os principais benefícios da comunicação integrada de marketing

Fortalecimento da marca
Trabalhando a comunicação integrada de forma séria, sua empresa ganhará uma personalidade evidente e íntegra, gerando conforto e fidelidade à marca.

Eficiência nas estratégias de marketing
A integração das ações de comunicação faz com que as metas sejam atingidas com mais facilidade, conquistando mais clientes e ampliando a visibilidade da marca.

Integração entre os colaboradores
Estreitar relacionamento com o cliente também implica em estreitar diversas áreas internas da sua empresa, tais como: marketing, vendas, compras e atendimento, tornando o objetivo da comunicação integrada em um objetivo comum a todos.

Consolidação da cultura
A integração de diversos setores colabora com a consolidação da cultura organizacional. Assim todos buscarão o mesmo objetivo.

Economia de recursos
A distribuição da verba de marketing poderá ser otimizada, pois a abordagem em diversos canais e veículos gera uma distribuição mais inteligente, aproveitando melhor o potencial das mídias.

Aumento de vendas
Melhorar o relacionamento com o cliente é uma das formas mais eficazes de vendas. Ganhar a confiança do consumidor faz com que ele prefira voltar a fazer negócios com sua empresa do que com o concorrente.

Adaptabilidade às mudanças
Se todos os setores da sua empresa falam a mesma língua, uma mudança necessária será implantada rapidamente. Sabemos que o mercado muda constantemente e se adaptar a estas mudanças é fundamental para continuar a oferecer uma boa comunicação com seu público-alvo.

Dicas rápidas de como fazer o planejamento de comunicação integrada

  1. Conheça muito bem seu público-alvo.
  2. Defina e combine os objetivos de marketing e comunicação.
  3. Crie estratégias de unificação entre vendas, marketing e atendimento.
  4. Mapeie todos os canais de comunicação.
  5. Integre seus canais e estratégias.
  6. Analise os resultados de todas as suas ações.

Agora que você sabe o que é a comunicação integrada de marketing e como ela é importante para sua empresa, é hora de conversar com um especialista da Toulouse. Entre nossos serviços está a comunicação integrada, para que sua empresa possa ter todos os benefícios.

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