Não adianta apenas postar nas redes sociais. É preciso gerar engajamento para ter resultados concretos, principalmente em relação às vendas e ao crescimento da marca. Mas como fazer isso?
Continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, aprenda estratégias de engajamento nas redes sociais e aumente seus resultados.
O que é engajamento nas redes sociais
Estratégias de engajamento nas redes sociais
O que é engajamento nas redes sociais
Há diferentes estratégias de engajamento nas redes sociais, mas antes é importante entender o que é e a importância de engajar o seu público. O engajamento é uma métrica para verificar o quanto o conteúdo publicado é efetivamente visto e causa interesse da sua audiência.
Afinal, você pode postar dicas, informações, fotos e vídeos, mas é preciso descobrir se esses conteúdos estão realmente chamando a atenção de clientes em potencial. Isto é, atingindo os seus objetivos, o que pode ser identificado pelo número de interações resultantes.
As interações podem ser curtidas, comentários, compartilhamentos, retuítes e outros mais, conforme a rede social onde foi postado. Basicamente, quantas interações houver, melhor, pois indica um maior engajamento do seu público.
Estratégias de engajamento nas redes sociais
Saber como está o engajamento da sua audiência é essencial para aumentá-lo. Isso porque, ao ver o que está dando certo, normalmente basta replicar e, se alguma publicação tiver pouca interação, significa que não funcionou.
Além disso, há estratégias de engajamento nas redes sociais que costumam ser garantia de um maior volume de interações. Veja a seguir quais são elas.
Prova social
Consiste em incluir uma informação nas publicações que mostre o quão a sua marca é popular. Isso motiva as pessoas a se interessarem por ela. Também é uma forma de mostrar credibilidade. Para tanto, exiba o número de curtidas dos posts ou use o contador de compartilhamentos.
Se uma celebridade ou veículo de comunicação elogiou a sua marca, é possível ainda adicionar essa citação.
Felicidade e outras emoções
Não precisa ser sentimentalista, mas vale a pena acrescentar emoção às suas publicações. Funciona superbem em datas comemorativas, como no dia das mães, quando é possível postar uma singela homenagem com uma frase de efeito.
Outra dica é compartilhar imagens da sua equipe e incluir frases motivadoras. Compartilhe as emoções da sua empresa com o seu público.
Remarketing
Trata-se de uma estratégia de engajamento nas redes sociais bastante eficiente, inclusive para fazer com que os visitantes que abandonaram o seu perfil voltem. É preciso instalar a ferramenta necessária na rede social. Assim, enquanto eles navegam pela internet, aparecem anúncios da sua marca.
Curiosidade
Frases como “veja isto antes de morrer” ou “as coisas mais importantes na sua vida”, são ótimas para persuadir o visitante a clicar no seu post. Você também pode convidá-lo a ativar as notificações para as suas atualizações, assim pode acompanhar as novidades.
Pertencimento
Entre as estratégias de engajamento nas redes sociais, outra é ter uma comunicação agradável, que faça o seu público sentir prazer em seguir a sua marca. Isso é possível falando a sua língua e a respeito das suas necessidades, o que se consegue ao conhecer muito bem o seu perfil.
Além disso, sempre responda comentários e dúvidas, e até mesmo peça a sua opinião, o que ajuda em muito a envolver o seu público.
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Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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