Campanhas publicitárias são estratégias completas de marketing que são úteis em uma série de momentos das empresas, de acordo com o que se pretende divulgar. Por isso, entender o que são e quais os seus objetivos é essencial para manter uma comunicação afinada com o seu público.
Para saber mais a respeito do assunto, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir:
O que é uma campanha publicitária
Quais são os tipos de campanhas publicitárias
O que é uma campanha publicitária
As campanhas publicitárias consistem em um conjunto de ações de marketing, que são planejadas e executadas de maneira a atingir um objetivo. Uma campanha pode contar com ações realizadas tanto online quanto offline, além de contar com diversos canais.
Já que são várias ações pensadas juntamente, essa estratégia é muito mais eficiente que uma única ação. O número de ações e os locais onde o conteúdo é divulgado depende dos objetivos da empresa e do perfil do seu público. Tudo precisa ser planjeado com antecedência.
Desse modo, podem ser usados os tradicionais veículos de comunicação, como TV, rádio e publicações impressas e/ou o marketing digital, a exemplo das redes sociais, e-mail marketing e blog. Independente da escolha, é essencial que haja um planejamento bem-feito para obter os resultados esperados.
E claro, por se tratar de ações em conjunto é preciso que as mesmas se comuniquem entre si, em termos de conteúdo, além de contarem com uma identidade visual padrão.
Entre os tipos de campanhas publicitárias, essa tem como objetivo o reconhecimento de marca. Ou, seja, fazer com que o público-alvo reconheça a empresa e, principalmente, sua autoridade de mercado. Assim, não busca obter vendas, embora seja sempre uma consequência, mas sim, construir autoridade perante o público e se aproximar do mesmo. É ideal para empresas que já estão consolidadas no mercado, e querem manter seu market share.
Campanha promocional
Aqui, o objetivo é aumentar a conversão de vendas. Para tanto, além de apelo visual, por meio de cores vibrantes e frases que chamem a atenção, se faz uso de estratégias como promoções, descontos, condições facilitadas de pagamento e outros recursos para atrair mais consumidores. É muito usada em datas comemorativas ou quando a empresa precisa juntar capital rapidamente. Diminuir ou eliminar o estoque também usa a campanha promocional como estratégia.
Campanha social e educativa
Esse outro tipo de campanha publicitária tem como meta engajar o público em uma causa ou ensinar algo relevante, de maneira prática. Embora não seja regra, é mais comum que seja feita por entidades sem fins lucrativas e pelos governos.
Para empresas, é uma forma de demonstrar a autoridade em seu ramo de atuação.
Campanha de oportunidade
Tem como meta divulgar uma marca ou mesmo o seu produto ou serviço, sendo que o seu diferencial está no fato de acontecer justamente quando um determinado tema está em alta, aproveitando a oportunidade. Um exemplo é fazer essa campanha durante as Olimpíadas, usando o tema para promover vendas.
Campanha de lançamento
Como diz o seu nome, essa campanha publicitária têm o objetivo de promover um produto ou serviço que é lançado pela empresa. Embora nas demais também possa acontecer, é nesse tipo que mais usualmente se faz uso das celebridades para chamar a atenção do público.
Campanha de sustentação
É a campanha feita depois do lançamento, servindo para continuar com a divulgação do produto ou serviço. O seu objetivo é o de reforçar a novidade para que fique registrado na mente do consumidor.
Campanha governamental
É quando o governo deseja disseminar alguma informação, como a importância de uma determinada vacina, ou mesmo quando deseja apresentar os resultados da sua gestão.
Campanha política eleitoral
Mais um dos tipos de campanhas publicitárias, é aquela que ocorre apenas durante o período eleitoral. Aqui, o que se quer é divulgar o candidato, podendo ser feito ao mostrar suas propostas, o que ele defende, etc.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
Adicionar comentário