Campanhas publicitárias são estratégias completas de marketing que são úteis em uma série de momentos, de acordo com o que se pretende divulgar. Por isso, entender o que são e quais os seus objetivos é essencial para manter uma comunicação afinada com o seu público.
Para saber mais a respeito do assunto, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir:
O que é uma campanha publicitária
Quais são os tipos de campanhas publicitárias
O que é uma campanha publicitária
As campanhas publicitárias consistem em um conjunto de ações de marketing, que são planejadas e executadas de maneira a atingir um objetivo. Uma campanha pode contar com ações realizadas tanto online quanto offline.
Já que são várias ações pensadas juntamente, essa estratégia é muito mais eficiente que uma única ação. O número de ações e os locais onde o conteúdo é divulgado depende dos objetivos da empresa e do perfil do seu público.
Desse modo, podem ser usados os tradicionais veículos de comunicação, como TV, rádio e publicações impressas e/ou o marketing digital, a exemplo das redes sociais, e-mail marketing e blog. Independente da escolha é essencial que haja um planejamento bem-feito para obter os resultados esperados.
E claro, por se tratar de ações em conjunto é preciso que as mesmas se comuniquem entre si, em termos de conteúdo, além de contarem com uma identidade visual padrão.
Quais são os tipos de campanhas publicitárias
Campanha institucional
Entre os tipos de campanhas publicitárias, essa tem como objetivo o reconhecimento de marca. Assim, não busca obter vendas, embora possa ser uma consequência, mas sim, construir autoridade perante o público e se aproximar do mesmo.
Campanha promocional
Aqui, o objetivo é aumentar a conversão de vendas. Para tanto, além de apelo visual, por meio de cores vibrantes e frases que chamem a atenção, se faz uso de estratégias como promoções, descontos, condições facilitadas de pagamento e outros recursos para atrair mais consumidores.
Campanha social e educativa
Esse outro tipo de campanha publicitária tem como meta engajar o público em uma causa ou ensinar algo relevante, de maneira prática. Embora não seja regra, é mais comum que seja feita por entidades sem fins lucrativas e pelos governos.
Campanha de oportunidade
Tem como meta divulgar uma marca ou mesmo o seu produto ou serviço, sendo que o seu diferencial está no fato de acontecer justamente quando um determinado tema está em alta, aproveitando a oportunidade. Um exemplo é fazer essa campanha durante as Olimpíadas, usando o tema para promover vendas.
Campanha de lançamento
Como diz o seu nome, essas campanhas publicitárias têm o objetivo de promover um produto que é lançado pela empresa. Embora nas demais também possa acontecer, é nesse tipo que mais usualmente se faz uso das celebridades para chamar a atenção do público.
Campanha de sustentação
É a campanha feita depois do lançamento, servindo para continuar com a divulgação do produto ou serviço. O seu objetivo é o de reforçar a novidade para que fique registrado na mente do consumidor.
Campanha governamental
É quando o governo deseja disseminar alguma informação, como a importância de uma determinada vacina, ou mesmo quando deseja apresentar os resultados da sua gestão.
Campanha política eleitoral
Mais um dos tipos de campanhas publicitárias, é aquela que ocorre apenas durante o período eleitoral. Aqui, o que se quer é divulgar o candidato, podendo ser feito ao mostrar suas propostas, o que ele defende, etc.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
Adicionar comentário