fbpx

Campanhas publicitárias: o que são e quais os seus objetivos

7 de janeiro de 2021 por na categoria Estratégia, Planejamento de campanhas com 0 e 1

Campanhas publicitárias são estratégias completas de marketing que são úteis em uma série de momentos das empresas, de acordo com o que se pretende divulgar. Por isso, entender o que são e quais os seus objetivos é essencial para manter uma comunicação afinada com o seu público.

Para saber mais a respeito do assunto, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir:

  • O que é uma campanha publicitária
  • Quais são os tipos de campanhas publicitárias

 

O que é uma campanha publicitária

As campanhas publicitárias consistem em um conjunto de ações de marketing, que são planejadas e executadas de maneira a atingir um objetivo. Uma campanha pode contar com ações realizadas tanto online quanto offline, além de contar com diversos canais.

Já que são várias ações pensadas juntamente, essa estratégia é muito mais eficiente que uma única ação. O número de ações e os locais onde o conteúdo é divulgado depende dos objetivos da empresa e do perfil do seu público. Tudo precisa ser planjeado com antecedência.

Desse modo, podem ser usados os tradicionais veículos de comunicação, como TV, rádio e publicações impressas e/ou o marketing digital, a exemplo das redes sociais, e-mail marketing e blog. Independente da escolha, é essencial que haja um planejamento bem-feito para obter os resultados esperados.

E claro, por se tratar de ações em conjunto é preciso que as mesmas se comuniquem entre si, em termos de conteúdo, além de contarem com uma identidade visual padrão.

 

Confira: O que um plano de marketing digital deve ter para ser eficaz

 

Quais são os tipos de campanhas publicitárias

  • Campanha institucional

Entre os tipos de campanhas publicitárias, essa tem como objetivo o reconhecimento de marca. Ou, seja, fazer com que o público-alvo reconheça a empresa e, principalmente, sua autoridade de mercado. Assim, não busca obter vendas, embora seja sempre uma consequência, mas sim, construir autoridade perante o público e se aproximar do mesmo. É ideal para empresas que já estão consolidadas no mercado, e querem manter seu market share.

  • Campanha promocional

Aqui, o objetivo é aumentar a conversão de vendas. Para tanto, além de apelo visual, por meio de cores vibrantes e frases que chamem a atenção, se faz uso de estratégias como promoções, descontos, condições facilitadas de pagamento e outros recursos para atrair mais consumidores. É muito usada em datas comemorativas ou quando a empresa precisa juntar capital rapidamente. Diminuir ou eliminar o estoque também usa a campanha promocional como estratégia.

  • Campanha social e educativa

Esse outro tipo de campanha publicitária tem como meta engajar o público em uma causa ou ensinar algo relevante, de maneira prática. Embora não seja regra, é mais comum que seja feita por entidades sem fins lucrativas e pelos governos.

Para empresas, é uma forma de demonstrar a autoridade em seu ramo de atuação.

  • Campanha de oportunidade

Tem como meta divulgar uma marca ou mesmo o seu produto ou serviço, sendo que o seu diferencial está no fato de acontecer justamente quando um determinado tema está em alta, aproveitando a oportunidade. Um exemplo é fazer essa campanha durante as Olimpíadas, usando o tema para promover vendas.

  • Campanha de lançamento

Como diz o seu nome, essa campanha publicitária têm o objetivo de promover um produto ou serviço que é lançado pela empresa. Embora nas demais também possa acontecer, é nesse tipo que mais usualmente se faz uso das celebridades para chamar a atenção do público.

  • Campanha de sustentação

É a campanha feita depois do lançamento, servindo para continuar com a divulgação do produto ou serviço. O seu objetivo é o de reforçar a novidade para que fique registrado na mente do consumidor.

  • Campanha governamental

É quando o governo deseja disseminar alguma informação, como a importância de uma determinada vacina, ou mesmo quando deseja apresentar os resultados da sua gestão.

  • Campanha política eleitoral

Mais um dos tipos de campanhas publicitárias, é aquela que ocorre apenas durante o período eleitoral. Aqui, o que se quer é divulgar o candidato, podendo ser feito ao mostrar suas propostas, o que ele defende, etc.

 

Já sobre marketing digital, veja outro artigo, que explica como favorecer o opt in em campanhas publicitárias.

 

Se você precisa elaborar campanhas publicitárias para sua empresa, pode contar com a Toulouse. Entre em contato pelos seguintes canais:

contato@toulousecomunicacao.com.br

toulousecomunicacao.com.br

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103