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Como criar estratégias de marketing digital para indústrias

19 de setembro de 2019 por na categoria Marketing digital com 0 e 0

Em sua essência e de uma forma resumida, o marketing é utilizado para apresentar a empresa, seus produtos e serviços para o público, e a partir daí gerar clientes e vendas. E ampliando um pouco a utilização do marketing, nas indústrias ele tem o papel de auxiliar, principalmente as vendas B2B, ou seja, aquelas que são feitas para outras empresas. Outro ponto de destaque é que em muitos casos as vendas B2B podem ser complexas, e neste caso o marketing entra como um “facilitador” para que um potencial cliente enxergue na indústria uma boa oportunidade de negócios.

Tomando essa explicação inicial, vamos agora partir para a necessidade das indústrias em terem ações dentro do marketing digital.

Pense em como atualmente a procura por empresas, produtos e serviços é feita e rapidamente você terá a resposta: pela internet.

Estratégias de marketing digital servem para empresas de todos os ramos, não sendo restritas às empresas que vendem diretamente ao consumidor. No caso das indústrias, a maior parte trabalha no sistema B2B, ou seja, vende seus produtos para outras empresas, e também podem criar estratégias de marketing digital para estreitar e melhorar o relacionamento com seus prospects e clientes empresariais.

O processo de vendas dentro de uma indústria pode ser muito mais complexo do que a venda de um produto ao consumidor final. As etapas de decisão de compra são diferentes e por isso as estratégias de marketing digital devem ser feitas levando em conta essa diferenciação.

Como funciona a estratégia de marketing digital para indústrias

Levando em consideração que o público-alvo das indústrias é diferente do público de uma empresa de comércio, precisamos definir como atingi-lo de forma eficaz. Para atingir outras empresas você precisa atingir as pessoas que trabalham nos setores que fazem a compra do seu produto. Para isso, o primeiro passo é mapear as personas, ou seja, uma representação do seu público-alvo ideal, com informações sobre seu comportamento, objetivo, desafios e outras.

Em seguida, vem o mapeamento de onde essa persona costuma buscar por informações, que no caso do marketing digital é feito principalmente no Google, nas redes sociais e em sites específicos. O próximo passo é definir as estratégias de anúncios e conteúdos que causem impacto na persona, de modo que ela tenha interesse em conhecer a indústria anunciante e tome uma determinada ação, que pode ser visitar o site dessa indústria, baixar algum material, entrar em contato com a equipe comercial, entre outras.

Objetivos nas estratégias de marketing digital

Após as definições iniciais apresentadas acima, precisamos definir quais serão os objetivos da sua estratégia de marketing digital. Listei alguns objetivos que são os mais comuns para as indústrias:
1. Otimizar as vendas

2. Facilitar a decisão de compra por parte dos clientes
3. Fidelizar clientes

4. Aumentar a visibilidade de marcas e produtos
5. Construir boas relações com consumidores e parceiros
6. Educar o mercado
7. Engajar colaboradores

É claro que você pode priorizar um outro objetivo de marketing, mas a força de uma boa estratégia fica mais evidente quando todos os objetivos são entrelaçados para um ajudar ao outro no resultado final da campanha.

Com os objetivos bem definidos, criar conteúdos relacionados ao interesse do seu público é fundamental para o resultado ser o esperado.

Três ações fundamentais podem ajudar sua empresa com as estratégias de marketing digital. Primeiro, SEO (acrônimo em inglês de “otimização do mecanismo de pesquisa”). Seu site precisa estar nos resultados das buscas que o seu cliente faz. Otimizar seu site através das palavras-chave é uma das principais iniciativas que sua equipe de marketing precisa ter.

A segunda ação fundamental é criar anúncios no Google Ads, para aumentar o número de visitantes no seu site. Os anúncios do Google vão trazer como resultado principal visitantes mais qualificados e que estão em busca do seu produto.

Em terceiro lugar, temos as redes sociais. De nada adianta ter conteúdos se eles não são disseminados nas redes sociais através da página da empresa. E isso também é válido para os anúncios pagos nas redes. Hoje, sabemos que o alcance orgânico das redes sociais vem diminuindo drasticamente e por isso sugerimos os anúncios pagos. Eles podem ser mensurados e avaliados diariamente, trazendo possibilidades de otimização assim como os anúncios no Google Ads.

O que apresentamos neste artigo é apenas o começo das estratégias de marketing digital que sua empresa pode fazer. Contratar uma agência de marketing com especialização em marketing digital pode ajudar muito na implantação, manutenção e aprimoramento das suas estratégias. Converse com a equipe da Toulouse. Desde 2004 somos especialistas em marketing industrial. E você pode ter todos os benefícios do marketing em sua indústria. Entre em contato e agende uma conversa!

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