É grande o número de consumidores que passou a usar o celular para pesquisar e mesmo comprar produtos e serviços. Eles também usam o dispositivo com frequência para acessar as suas redes sociais preferidas.
Assim, o uso desses sites pelas empresas que desejam promover a sua marca junto ao seu público alvo se tornou essencial para a estratégia de marketing. Tem interesse no assunto? Então, confira, aqui, como fazer marketing nas redes sociais: guia fácil e completo.
1 – Definir a persona da sua empresa
2 – Avaliar o tom de voz adequado para se comunicar
3 – Criar cronograma mensal com conteúdo editorial
4 – Realizar as publicações de forma sistemática
5 – Investir em anúncios para complementar estratégia
1 – Definir a persona da sua empresa
O primeiro passo de como fazer marketing nas redes sociais é identificando quem é a persona da sua empresa, ou seja, quem é o público alvo da sua marca. Em outras palavras, os clientes em potencial dos seus produtos e serviços.
É importante entender que mesmo o seu produto atendendo um perfil muito amplo de consumidores, existe um grupo mais especifico, com maiores chances de se interessar pela sua marca. É nele que você deve focar os seus esforços.
2 – Avaliar o tom de voz adequado para se comunicar
Definir um tom de voz para se comunicar com o seu público alvo é uma parte essencial da estratégia de marketing nas redes sociais. Afinal, se isso não for feito, a sua empresa não consegue chamar a sua atenção.
Pense que assim como o seu negócio, muitos outros já usam a internet para atrair clientes em potencial. Mas com o tom de voz certo você pode se diferenciar e conquistar mais consumidores. Para tanto, é preciso conhecer a fundo o seu público.
Pesquise e faça um levantamento não só da sua idade e gênero, mas também do seu comportamento de compra, preferências e demais informações relevantes para afinar o diálogo.
3 – Criar cronograma mensal com conteúdo editorial
Como fazer marketing nas redes sociais de modo assertivo exige ainda um cronograma mensal de postagens nas redes sociais que o seu público mais utiliza. Avalie também qual a periodicidade dos posts e, o mais importante, o conteúdo editorial.
Isto é, quais os temas devem ser abordados para atrair a atenção do seu público. Ao conhecer bem o seu perfil, é possível definir pautas que sejam do seu interesse e relevantes para a sua decisão de compra.
4 – Realizar as publicações de forma sistemática
As publicações devem ser feitas de maneira sistemática e não de modo aleatório, como é normal que as pessoas façam quando usam as redes sociais apenas para fins pessoais. No caso do uso empresarial, a abordagem deve ser sistemática.
Para tanto, é preciso que haja uma pessoa responsável e dedicada a essa atividade, o que nem sempre é possível. Nessa hora, contratar uma agência pode ser muito benéfico para o seu negócio.
5 – Investir em anúncios para complementar estratégia
Por fim, como fazer marketing nas redes sociais consiste ainda em avaliar a necessidade de investir em anúncios nas redes sociais, como o Facebook Ads.
Além de contar com um preço relativamente acessível, o anúncio é apresentado apenas para clientes em potencial, aumentando a sua eficiência em relação a outros tipos de propaganda.
Agora, confira um artigo que fala sobre a importância da gestão das redes sociais, neste link.
Deseja atrair mais clientes com o uso das redes sociais? Então, converse com um especialista da Toulouse pelo e-mail contato@toulousecomunicacao.com.br ou Skype toulouse.comunicacao.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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