fbpx

Influencers: os motivos para sua marca apostar nessa estratégia

28 de janeiro de 2021 por na categoria Conteúdo, Estratégia com 0 e 0

Os influencers sempre existiram, a exemplo dos ensinamentos de Philip Kotler, considerado o guru do marketing. Agora, com o YouTube e outras redes sociais, eles ganharam ainda mais força. Para as empresas, isso é excelente.

Afinal, os influencers atuam na captação de clientes, influenciando e facilitando a decisão de compra. Gostou do tema e quer saber mais sobre os motivos para a sua marca apostar nessa estratégia? Então, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir.

  • O que são e porque apostar nos influencers
  • Como criar uma estratégia com influencers

 

O que são e porque apostar nos influencers

Influenciadores digitais, digital influencer ou apenas influencers são pessoas que se tornaram famosas e reconhecidas devido a sua presença nas redes sociais, como celebridades virtuais. Youtubers, blogueiros e quem apresenta conteúdos em outras redes sociais são alguns exemplos.

Assim como as tradicionais celebridades, tratam-se de pessoas que, em decorrência do conteúdo que criam na internet, formaram um público cativo. Esse público se interessa pelo que eles têm a dizer e são influenciados pelas suas opiniões, inclusive, em relação ao consumo.

Dessa forma, basicamente, é possível dizer que se a sua empresa deseja ganhar autoridade em meio a um determinado público, uma ótima estratégia é contratar um influencer que se comunica diretamente com as pessoas que o formam. A parceria que se forma é chamada de marketing de influência.

Essa estratégia é vantajosa porque se um influencer falar bem da sua marca e/ou promover um produto, mesmo que de forma indireta, as chances dos seus seguidores fazerem o mesmo são grandes. Afinal, as pessoas se identificam com os influencers e seguem as suas recomendações.

Vale entender ainda que os influencers não precisam ser necessariamente alguém famoso nacionalmente, mas sim, reconhecido como uma referência no seu nicho de atuação, mesmo que bem específico. Assim, até as pequenas e microempresas podem investir nessa estratégia.

No livro Marketing 4.0, de Philip Kotler, o autor explica que os influenciadores digitais são eficientes na estratégia de marketing porque conversam com o seu público o tempo todo, entendem as suas dores e quase são íntimos deles.

Mas para que dê certo, é preciso que haja sinceridade nessa relação. Ou seja, mesmo que os influencers sejam pagos, eles devem usar um produto também porque gostem e possuem qualidade.

 

Como criar uma estratégia com influencers 

Já para criar uma estratégia com influencers, o primeiro passo é saber qual o objetivo da ação que a sua empresa deseja promover. Definir um objetivo vai ajudar na hora de escolher o influenciador digital, pois ele deve se relacionar com o seu segmento de mercado e com o público que você quer atingir.

A partir daí, é preciso descobrir quem são os principais influencers. Podem ser celebridades famosas ou pessoas reconhecidas em determinados mercados. O importante é listar todas as possíveis parcerias e avaliar quais são mais vantajosas de acordo com as metas que a sua empresa quer alcançar.

Além de exigirem um orçamento maior, mesmo que as super celebridades cheguem a um público imenso, com eles a estratégia pode ser menos eficiente. Nesse caso, um influencer com atuação mais específica, desde que seja uma autoridade no assunto é mais vantajoso.

Alcance, ressonância e relevância são alguns critérios que você pode considerar para fazer uma escolha assertiva. Além disso, é possível usar um grupo de pequenos influenciadores, um jornalista ou mesmo os colaboradores da sua empresa, que podem atuar junto a sua marca nas redes sociais.

É preciso que a estratégia com influencers seja feita seguindo diversos princípios do marketing, como a definição de público, a linguagem alinhada com o público-alvo, os canais a serem usados, etc.

 

Os influencers têm grande atuação no Instagram e você pode saber mais sobre essa rede e seu poder como aliada do marketing.

 

Já se você busca por estratégias de marketing com o uso de influencers pode conversar com a Toulouse. Para tanto, use um dos seguintes canais:

Email – contato@toulousecomunicacao.com.br

Site – toulousecomunicacao.com.br

Skype – toulouse.comunicacao

Adicionar comentário

© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103