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O que é uma newsletter e como ela funciona na atração de clientes

21 de janeiro de 2021 por na categoria E-mail Marketing, Inbound Marketing, Vendas com 0 e 0

O e-mail é ainda um canal muito eficiente para se comunicar com os consumidores em potencial da sua marca. Tanto que por meio dele é possível enviar a newsletter para estreitar a relação com o seu público.

Quer entender mais sobre esse conceito, a diferença em relação ao e-mail marketing e como pode atrair clientes? Então, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir.

  • O que é newsletter e como ela atrai clientes
  • Diferença entre newsletter e e-mail marketing

O que é newsletter e como ela atrai clientes

A newsletter é um e-mail de caráter informativo sobre a empresa e que deve ser enviado a sua lista de contatos com periodicidade. Dessa forma, a cada edição, o seu conteúdo aborda diferentes notícias, destaques e novidades a respeito da marca ou mesmo do seu segmento de mercado. Também é através da newsletter que você pode enviar conteúdo relacionado à sua empresa e que sirva para solucionar as dores do seu público.

Embora possa falar a respeito dos seus produtos e serviços, inclusive, lançamentos, o seu objetivo não é de ser promocional, ou seja, e-mail com descontos e promoções. Isso cabe ao e-mail marketing, como veremos a seguir.

Quem possui um blog, por exemplo, pode criar uma newsletter com chamadas para os seus artigos. Essa é um modo prático e simples de aumentar o fluxo de visitantes no seu blog e, claro, manter uma comunicação próxima com o seu público.

Além disso, é importante ter alguns cuidados para que a newsletter se torne atrativa para os leitores. Entre eles, enviar apenas conteúdo que seja do seu interesse e evitar conteúdos muito longos, com diversos temas, nesse caso, uma alternativa é aumentar a frequência de envios, desde que essa maior frequência seja aceita pelos destinatários.

Como já indicado, uma forma de deixar o seu visual mais leve é apenas com as chamadas, que podem conter links para o seu site, blog ou mesmo para as redes sociais, conforme o local de origem do conteúdo. E claro, um layout adequado ajuda em muito nessa tarefa, inclusive, optando por poucas imagens.

Mais uma dica é ser criativo no assunto da newsletter, para motivar a sua abertura e não ser mandada à lixeira. E mais, o conteúdo pode contar com colunas ou seções regulares, o que ajuda a organizar o conteúdo.

Curiosidades, responder perguntas dos leitores, estudos de caso, casos de sucesso e depoimentos são outras dicas de conteúdo para uma newsletter. E claro, de tempos em tempos, questione o seu leitor sobre o que ele está achando da newsletter. Com isso, você pode fazer ajustes e deixá-la mais atrativa.

Integrando uma estratégia eficiente de inbound marketing, a newsletter é uma grande aliada na hora de atrair clientes, construir autoridade na internet e tornar a sua empresa uma referência.

 

Diferença entre newsletter e e-mail marketing

A newsletter e o e-mail marketing podem parecer a mesma coisa, pois há muito em comum. Mas existe uma diferença primordial, que é sobre o seu objetivo. Enquanto a newsletter fala sobre a empresa e mesmo a respeito das suas mercadorias, o e-mail marketing é promocional.

Esse último tem um objetivo mais específico, como vender um produto ou serviço, seja apresentando-o ou fazendo uma promoção ou desconto. Assim, trata-se de um e-mail promocional e não institucional como a newsletter, sem contar que ela pode ser enviada durante anos.

De todo o modo, quando enviados, ambos devem ter o cuidado para que não sejam classificados como spam. Hoje, exigem muitos softwares de disparo de e-mail para um grande número de contatos, onde é possível criar conteúdo de qualidade sem que ocorra esse risco.

Também é uma boa prática que tanto um quanto o outro conte com um link para quem deseja parar de receber o conteúdo. E claro, todos os e-mails enviados devem ter sido obtidos de forma legal, ou seja, com o consentimento do destinatário.

 

Atualmente foi criada a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que explica as formas corretas para uma empresa captar informações de pessoas e enviar conteúdos para elas. Veja um artigo que explica sobre a LGPD.

 

Deseja se aprofundar no assunto? Então veja um outro artigo, que explica os tipos de e-mail que favorecem as vendas.

 

Se você busca por estratégias para captar clientes para sua empresa, pode conversar com um especialista da Toulouse, através dos seguintes canais:

Email – contato@toulousecomunicacao.com.br

Site – toulousecomunicacao.com.br

Skype – toulouse.comunicacao

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