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LGPD e Marketing: como sua empresa deve se adaptar

3 de dezembro de 2020 por na categoria Comunicação com 0 e 0

A LGDP – Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em setembro de 2020. Isso exige que as empresas se adaptem às novas regras relacionadas ao tema, mesmo que as penalidades previstas comecem a valer somente a partir de agosto de 2021.

O setor de marketing das empresas pode ter dúvidas a respeito das adaptações necessárias. Para ajudar a esclarecê-las, continue lendo este artigo e confira as principais informações a respeito de LGPD e marketing.

  • O que é e como funciona a LGPD
  • LGPD e marketing: como as empresas devem se adaptar

 

O que é e como funciona a LGPD

Para saber como funciona a LGPD e marketing, é preciso entender que essa nova lei tem como objetivo fazer com que as empresas protejam os dados pessoais dos seus clientes e público. Assim, determina normas para a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de informações.

As regras se apoiam em 10 princípios básicos. Veja quais são eles:

1 – Finalidade: as empresas só podem coletar os dados que forem informados aos seus clientes. Também é preciso explicar para que vão servir.

2 – Adequação: os dados coletados devem se limitar àqueles que são pertinentes ao ramo da empresa. Além disso, devem ser usados para aquilo que foi informado ao cliente e não para outros fins.

3 – Necessidade: somente podem ser coletadas informações necessárias para a empresa prestar o seu serviço, vender o seu produto ou realizar uma atividade específica e informada ao usuário.

4 – Livre acesso: a pessoa deve ter acesso fácil e gratuito aos dados que a empresa coletou. Também deve ser informada sobre o uso dos mesmos e, a qualquer momento, pode pedir para serem excluídos.

5 – Qualidade dos dados: a empresa deve manter os dados corretos e o cliente pode atualizá-los sempre que precisar. Pode ainda se informar a respeito dos compartilhamentos que estão sendo feitos.

6 – Transparência: o titular precisa receber uma declaração de privacidade ou um aviso detalhado informando como seus dados serão processados. Ele deve concordar com isso para que os dados sejam coletados.

7 – Segurança: as empresas devem garantir a segurança dos dados coletados, evitando que sejam compartilhados de forma ilegal.

8 – Prevenção: as informações não podem ser compartilhadas com outras empresas, a não ser com aquelas informadas ao cliente. Os dados não podem ainda ser sofrer danos quando forem tratados.

9 – Não discriminação: o que for coletado não pode ser usado para praticar atos de discriminação, ilícitos ou abusivos. Assim, as empresas não podem usar os dados pessoais para tratar usuários de forma diferente.

10 – Responsabilização e prestação de contas: é preciso que as empresas se responsabilizem pelos dados coletados, o que exige um encarregado para essa atividade.

 

LGPD e marketing: como as empresas devem se adaptar

Para se adaptar à nova lei, o setor de marketing deve dar mais atenção à forma como coletam e usam os dados de seus clientes e consumidores em potencial. Seguem algumas recomendações importantes:

  • Conscientize a sua equipe

O primeiro passo é fazer com que a equipe da sua empresa esteja consciente da nova lei e do que deve ser feito a partir de então.

  • Faça um mapeamento dos dados

O próximo passo é mapear os dados que a sua empresa possui dos seus clientes e público, bem como identificar aqueles que estão englobados na LGPD.

  • Crie um procedimento para legalizar a sua base de dados

Caso a sua empresa ainda não tenha o consentimento de cada pessoa da qual tem informações, é preciso iniciar um procedimento para receber a autorização delas.

  • Priorize a transparência das ações

Assim como a sua empresa deve ser clara na hora de pedir a autorização de um cliente para usar seus dados, é preciso que haja facilidade quando ele quiser se descadastrar da sua base de dados.

 

A LGPD é uma reposta à segurança necessária dos clientes de uma empresa. De forma indireta, está ligada à experiência do usuário, que deve ser sempre positiva, inclusive na proteção de seus dados.

Você pode ainda entrar em contato com a Toulouse, que já está adaptada para ações de marketing seguindo a LGPD, por meio dos seguintes canais:

Email – contato@toulousecomunicacao.com.br

Site – toulousecomunicacao.com.br

Skype – toulouse.comunicacao

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