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Mercado digital: o conceito que deve fazer parte da sua empresa

17 de setembro de 2020 por na categoria Vendas com 0 e 0

Comprar pela internet é uma tendência que ganha cada vez mais força. Afinal, oferece uma série de vantagens, não só para os consumidores, como também para os empreendedores. Por isso, o mercado digital é um conceito que deve fazer parte da sua empresa.

Novos recursos de segurança, preços menores que em lojas físicas, facilidade no recebimento, entre outros, fizeram com que o volume de compras em lojas virtuais aumentasse, e esse crescimento não tem perspectivas de parar ou mesmo diminuir.

Quer saber por que e como? Então, continue com a leitura deste artigo e, nos tópicos a seguir, confira as principais informações e dicas a respeito do tema.

  • O que é e como funciona o mercado digital
  • Como o mercado digital está ganhando espaço
  • Dicas para fazer parte do mercado digital

 

O que é e como funciona o mercado digital

O mercado digital se manifesta de diferentes formas e as empresas podem aproveitar a tendência de usar a internet para vender por meio de diversas estratégias. Porém, basicamente, o mercado digital é aquele que faz uso do mundo virtual para promover e comercializar produtos e serviços.

Os consumidores podem usar os seus computadores, como desktop ou laptop, ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O meio não importa, mas se estiverem conectados à internet, comprando, pesquisando ou só se relacionando com marcas, então, estão usando o mercado digital.

 

Tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing, a estratégia que tem os melhores resultados para as vendas em canais digitais.

 

Como o mercado dentro do meio digital estão ganhando espaço

O uso do mercado digital por pessoas que buscam os mais variados tipos de produtos e serviços não é uma novidade. No entanto, o que se tem visto mais recentemente é o seu imenso crescimento, afinal, comprar pela internet é seguro, prático, economiza tempo e pode até sair mais barato.

No Brasil, as vendas através de canais digitais, como as lojas virtuais, cresceu 12,59% no primeiro trimestre de 2022. Para 2023, o crescimento deve superar os 16%, gerando uma receita de US$ 171 bilhões.

Para as empresas, as vantagens estão em atingir um público maior, estreitar a relação com clientes em potencial e, por consequência, aumentar a conversão de vendas. Além disso, é possível se inserir no mercado digital de diferentes formas.

A sua empresa pode ter um site ou loja virtual própria, por onde comercializa os seus produtos ou serviços; pode fazer uso de sites de terceiros, como Mercado Livre e OLX; ou criar parcerias com marketplaces, que são os sites de grandes empresas do varejo, onde outras empresas são divulgadas.

 

Dicas para fazer parte

Se a sua empresa quer fazer parte do mercado digital, portanto, é preciso avaliar a melhor estratégia. É possível começar vendendo em sites de terceiros, depois criar o seu próprio e-commerce e expandir os seus negócios por meio dos marketplaces.

Mas para saber se essa é uma boa estratégia ou se vale mais a pena investir inicialmente em uma loja virtual, por exemplo, é importante seguir uma receita que sempre é sucesso: identificar o seu público-alvo, bem como as suas necessidades, que você pode atender.

Com essas informações, além de um conhecimento amplo do mercado que atua, é possível analisar o melhor canal de vendas. Depois, basta apostar no marketing digital para divulgar a sua marca online. E claro, acompanhar resultados e fazer ajustes quando for preciso.

Para ter sucesso recomenda-se ainda conhecer muito bem a concorrência, para assim definir um diferencial de mercado, que possa destacar a sua marca das demais.

Sobre marketing digital, confira um artigo que explica o que é e como funciona o Marketing B2B, que pode ser essencial se sua empresa trabalha com esse tipo de venda e quer fazer parte do mercado digital.

Interessado em aproveitar os benefícios do meio digital para atrair clientes? Então, converse com um consultor da Toulouse:

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