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Monitoramento de redes sociais: os principais dados a serem verificados

26 de março de 2020 por na categoria Redes Sociais com 0 e 0

Como as redes sociais já se tornaram aliadas para as empresas conquistarem mais clientes e vendas, é importante analisar os dados para a verificação de resultados. Mas não basta avaliar somente curtidas e seguidores, outras informações também são relevantes.

E se você deseja saber mais sobre os principais dados no monitoramento de redes sociais, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você descobre quais são eles e a importância de cada um.

  • Engajamento
  • Compartilhamento
  • Interação
  • Conversão
  • Avaliações

Engajamento

Na hora de fazer o monitoramento de redes sociais, o engajamento é uma das principais informações a obter. Afinal, um dos objetivos que mais se quer alcançar com o uso das redes sociais é justamente o engajamento.

Ou seja, o envolvimento que se consegue ter do seu público-alvo. E isso pode ser verificado de maneiras diferentes. Entre elas, pelo número de curtidas e de comentários que cada postagem recebe.

Mas pode ir além, como analisar o teor dos comentários, para saber de que forma o público é seduzido pela marca. Uma dica para aumentar o engajamento é realizando sorteios nas redes sociais e conferindo o nível de participação.

Compartilhamento

O compartilhamento é outro monitoramento de redes sociais importante a se fazer, sendo esse um recurso disponível em diferentes mídias. Nesse caso, é possível verificar não só o interesse do internauta pelo conteúdo, mas também do que ele compartilhou, o que se traduz pelo seu desejo de mostrar isso a outras pessoas. Dessa forma, quando um conteúdo é compartilhado, significa que atingiu o objetivo esperado, além de alcançar outros consumidores, contribuindo com o aumento da sua rede de contatos.

Interação

Esse dado se refere a quando o usuário das redes sociais faz uso de alguma ferramenta disponível para manifestar um tipo de resposta ao que foi publicado. Em geral, essa é uma reposta positiva.

Além disso, se você usar a rede social para fazer uma pesquisa de opinião, por exemplo, as respostas podem ser consideradas interações. Da mesma forma, no stories do Instagram, é possível dar um toque na história ou clicar no link, o que mostra interesse no conteúdo.

Na mesma rede social, consegue-se, ainda, conferir as interações pelo número de visitas ao perfil da sua empresa, bem como pela quantidade de cliques no link da bio.

Conversão

A conversão é outro monitoramento de redes sociais de extrema importância, já que verifica quantas vendas foram realizadas por meio das redes.

Claro que nem sempre é possível obter uma resposta exata, no entanto, consegue-se ter uma boa noção com um acompanhamento rigoroso. Para tanto, é preciso considerar todos os dados disponíveis.

Outra dica é cruzar dados e verificar se os usuários das redes sociais que interagiram de alguma forma com a sua marca na internet são os mesmos que adquiriram o seu produto ou serviço.

Avaliações

Por fim, mas não menos importante, existem as avaliações da sua empresa, que os clientes podem fazer em diferentes redes sociais.

Essas informações devem ser levadas em consideração, inclusive as críticas negativas, uma vez que podem indicar problemas que devem ser resolvidos. Ou seja, toda a informação é valiosa.

Agora, leia outro artigo, que fala sobre as piores tentações das redes sociais para as empresas, clicando aqui: As piores tentações das redes sociais para empresas.

Quer ter uma estratégia eficiente para a sua empresa nas redes sociais e acompanhar todos os resultados? Então, entre em contato com um especialista da Toulouse pelo e-mail contato@toulousecomunicacao.com.br ou pelo Skype toulouse.comunicacao.

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