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MQL lead e SQL lead: do marketing para as vendas

25 de março de 2021 por na categoria Prospecção, Vendas com 0 e 0

Você já leu ou ouvir falar sobre os termos MQL lead e SQL lead? Saiba que eles são muito importantes para o seu entendimento a respeito de como uma oportunidade de negócio se transforma em uma venda consolidada.

Então, se você deseja descobrir como um bom trabalho de marketing converte em vendas continue com a leitura deste artigo e confira as principais dicas e informações nos tópicos a seguir.

  • O que é e como funciona o MQL lead e SQL lead
  • Como o MQL lead e SQL lead promovem vendas

 

O que é e como funciona o MQL lead e SQL lead

MQL é a sigla de Marketing Qualified Leads ou leads qualificados de marketing. Já SQL significa Sales Qualified Leads, que é traduzido como leads qualificados de vendas. Além disso, leads é como se convencionou chamar as oportunidades de negócio ou clientes em potencial da sua empresa.

Dessa forma, pode-se dizer que o MQL antecede o SQL lead, já que é o setor de marketing quem primeiro trabalha na qualificação dos leads para então serem entregues ao setor de vendas. Assim, os profissionais de marketing devem criar diferentes estratégias, para atrair clientes em potencial.

Para entender melhor o assunto, vale a pena lembrar do conceito de jornada do cliente. Ela inicia quando o consumidor busca um produto ou serviço. Nesse momento, a empresa que pode atendê-lo deve se mostrar ao cliente em potencial, o que pode ser feito com ações online ou offline de marketing.

Se a marca for encontrada pelo consumidor, é preciso que a relação continue, a fim de fazer com que ele se interesse pela empresa. Nessa hora, a equipe de marketing realiza ações a fim de apresentar as vantagens do seu produto ou serviço.

 

Como o MQL lead e SQL lead promovem venda

Já em uma fase posterior da jornada de compras, quando o lead qualificado já está convencido de que a empresa é a melhor escolha para as suas necessidades, o setor de marketing passa a bola para o setor de vendas. Desse modo, o provável comprador se torna um SQL lead.

A partir disso, a equipe de vendas deve fechar negócio. No entanto, existe trabalho pela frente ainda, como oferecer ao SQL lead diferentes canais de venda, para garantir a conversão, bem como condições de pagamento, alternativas ao desejo inicial de compra, quando for o caso, etc.

Além, é claro, de executar a venda em si, preparar o envio do produto ou fazer os acertos para a prestação do serviço e concluir com o pós-vendas. Essa última etapa é altamente relevante, pois se bem-feita ajuda na fidelização e consegue resolver qualquer problema que ocorra, a fim de não perder o cliente.

Devido a esse processo, é de grande importância que o setor de marketing e o de vendas trabalhem juntos, mesmo quando as ações de marketing são realizadas por empresas contratadas.

Isso porque ambas as equipes devem estar em sintonia, desenvolvendo ações em conjunto e conhecer a relevância que uma possui para a outra na conversão de vendas.

 

Veja outro artigo, que explica em detalhes como funciona o Inbound Marketing.

 

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