O que uma agência de marketing faz?

20 de junho de 2019 por na categoria Comunicação com 0 e 0

Em  uma agência de marketing, a função principal dos profissionais é estudar as tendências do mercado para trazer à estratégia de marketing da sua empresa os melhores meios de aumentar vendas e reconhecimento de marca.

Antes de ver o que uma agência de marketing faz, preciso explicar que uma agência de marketing precisa de colaboração mútua com o cliente para gerar os melhores resultados. Empresa e agência de marketing têm que trabalhar em conjunto e com harmonia.

Você se lembra do termo simbiose que aprendemos em biologia? A simbiose ocorre quando há uma associação entre dois seres vivos, na qual ambos são beneficiados. Ou seja, quando um diretor de uma empresa contrata uma agência de marketing, ele precisa entender que haverá tarefas para ambos os lados e, sem colaboração mútua, não teremos resultados.

Os profissionais de uma agência de marketing sabem analisar e procuram entender o setor da sua empresa para trazer os melhores resultados, mas algumas informações são primordiais e só você pode fornecer.

Como uma agência de marketing trabalha?

Dentro de uma agência de marketing podemos ter diversos passos antes de começar a ver resultados, tais como:

  • planejamento estratégico
  • análise de mercado
  • planejamento de campanha de branding
  • ações promocionais
  • mídias (eletrônicas, digitais, impressas, externas)
  • endomarketing

Esta pequena lista é apenas um pouco do que podemos fazer pela sua empresa. Atualmente ainda contamos com os inúmeros recursos novos como as redes sociais e o marketing digital para dar maior amplitude às campanhas.  Mas queremos que você entenda de forma geral o que podemos fazer pela sua empresa.

Antes de começarmos a trabalhar, precisamos de uma análise de mercado, por isso disse que a colaboração da empresa em passar informações é extremamente importante para o resultado final de tudo. 

Com as informações encontradas na análise de mercado, traçamos um planejamento estratégico para a empresa e para os produtos. Neste plano, vamos estudar o público-alvo, quais meios de divulgação usaremos e qual será o investimento em cada mídia. 

Atualmente, devido à facilidade em buscar informação na internet, uma agência de marketing tem que se preocupar em quais mídias a empresa deve estar. Isso acontece porque nem toda mídia digital traz o mesmo resultado para todos os segmentos. Assim como as mídias impressas também precisam ser analisadas. Isso é chamado de planejamento de mídia e tem como principal função veicular mais gastando menos.

O planejamento estratégico que fizermos vai definir se iremos trabalhar uma campanha de branding ou de produto. O branding é uma campanha que visa gerar visibilidade ao nome da empresa, ou seja, ela será uma campanha de reconhecimento de marca ou de posicionamento de marca no mercado atuante. 

Uma campanha voltada para o branding é específica para marcas e não trabalha produtos individuais. Porém há casos como o Omo em que ele é um produto, mas também é uma marca, neste caso o branding será para reforçar a marca Omo no mercado. A empresa fabricante do Omo pertence a um grupo chamado Unilever e por isso, nesse caso, que o branding também é uma campanha de produto. Uma campanha de produto visa o posicionamento do nome do produto no segmento, com o claro objetivo de gerar vendas e faturamento. 

As ações de marketing promocional são desenvolvidas para produtos novos que precisam ser apresentados ao público-alvo ou produtos que ainda não têm uma base de consumidores já desenvolvida. Para os produtos consolidados no mercado, também temos a opção de ações promocionais para aumentar o consumo, como por exemplo brindes, sorteios, etc…

Além de todas as campanhas externas que uma agência de marketing desenvolve, os profissionais de marketing também podem trabalhar em campanhas internas na empresa, chamadas de endomarketing. Este tipo de campanha serve para incentivar distribuidores e colaboradores a venderem mais e bater as metas impostas à equipe. E para colaboradores que não trabalham com vendas, o endomarketing pode aumentar a valorização do ambiente de trabalho e aumentar a percepção de valorização da empresa perante o colaborador interno.

E tudo isso que te disse ainda não é tudo o que uma agência pode fazer pela sua empresa. A Toulouse está no mercado desde 2004, nossa equipe é composta por profissionais especializados nas diversas áreas do marketing, seja ele tradicional ou digital. Dessa forma, temos a plena capacidade de atender as principais demandas em comunicação, publicidade e marketing. Converse com a gente e descubra como sua empresa pode crescer em valor e vendas. 

 

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