A escolha de palavras-chaves adequadas para as ações de marketing digital da sua empresa é uma das técnicas de SEO mais importantes para que o seu site, blog ou loja virtual apareça nos resultados de busca do Google. Com os termos certos, é possível até mesmo ranquear a sua mídia.
Mas como fazer o planejamento de palavras-chave e, assim, obter mais vendas para o seu negócio? Se você quer entender tudo a respeito dessa técnica de SEO para otimizar a sua mídia para os mecanismos de busca continue com a leitura deste artigo. Veja as dicas presentes nos tópicos a seguir.
Porque as palavras-chaves ajudam a obter leads e vendas
Como fazer o planejamento de palavras-chave
Porque as palavras-chaves ajudam a obter leads e vendas
Depois que um usuário do Google digita as palavras da sua pesquisa, aparecem como resultados sites, blogs e lojas virtuais que tenham esses mesmos termos em suas páginas. Isso quer dizer que para ser encontrada pelo seu público na internet, a empresa deve escolher essas mesmas expressões.
Para tanto, é possível apostar no planejamento de palavras-chave, que consiste em pesquisar quais são os termos que os internautas mais associam quando buscam pelo produto ou serviço que o seu negócio comercializa. Existem ferramentas específicas que ajudam nessa tarefa.
Além disso, essa pesquisa serve não só para atrair para a sua mídia os clientes em potencial, mas também para evitar que pessoas que não façam parte do seu público o encontrem. Assim, a estratégia se torna mais eficiente.
Outra dica é que o planejamento de palavras-chave seja constante, de modo a acompanhar as mudanças do mercado no qual a sua empresa está inserida, bem como o comportamento de compra do consumidor.
Como fazer o planejamento de palavras-chave
Para fazer um planejamento de palavras-chave assertivo, o primeiro passo consiste em pensar quais são as palavras que o seu público usa quando precisa pesquisar a respeito dos produtos ou serviços da sua empresa.
Depois de defini-las, é importante digitá-la no Google para verificar quais são as outras empresas que fazem uso desses mesmos termos. Se forem grandes empresas, vale a pena realizar mudanças na sua palavra-chave, para que a concorrência seja menor, ou mesmo ser mais específico.
Ao encontrar a palavra-chave perfeita, faça uma campanha no Google Ads com baixo investimento, apenas para testá-la. Caso o resultado não seja o esperado, você pode mudar os termos escolhidos e até cancelar temporariamente a campanha.
Muitas vezes, trata-se de uma questão de testar diferentes expressões até encontrar a que é a mais vantajosa para as suas ações de marketing digital. Além disso, uma forma de conseguir chamar a atenção apenas do seu público-alvo é com as palavras-chaves de cauda longa, ou seja, a escolha de vários termos para formar a sua palavra-chave. Conhecer o perfil do seu público também ajuda em muito na hora de determinar as expressões mais adequadas. Outra dica de como fazer o planejamento de palavras-chave é optar por uma para cada etapa do funil de vendas.
Assim, a sua empresa é encontrada por clientes em potencial que ainda não sabem que precisam do seu produto ou serviço e por aqueles que já estão decididos a efetivar uma compra.
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