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Planos de marketing: como criar para sua empresa ter melhores resultados

17 de dezembro de 2020 por na categoria Estratégia com 0 e 0

Realizar ações de marketing é essencial se a sua empresa deseja se tornar conhecida, conquistar mais clientes e aumentar a conversão de vendas. No entanto, para que isso seja executado de modo adequado, é importante criar um plano de marketing.

Ele contribui de forma assertiva com a obtenção de resultados, tanto em branding quanto em vendas e fidelização de clientes. Quer saber como criar planos de marketing de sucesso? Então, continue lendo este artigo e confira as dicas nos tópicos a seguir.

  • O que são e como fazer planos de marketing
  • Como aplicar planos de marketing e obter resultados

 

O que são e como fazer planos de marketing

Os planos de marketing servem para criar ações estratégicas de marketing, de forma organizada. Afinal, campanhas avulsas e aleatórias só causam perda de tempo e dinheiro. O melhor é pensar nas ações de modo conjunto e no longo prazo, para se tornarem mais eficientes.

Basicamente, os planos de marketing consistem em mapear o segmento de mercado da sua empresa, o seu público-alvo e como a sua marca está inserida nesse contexto. Assim, consegue-se ter uma visão bastante ampla da situação e escolher ações alinhadas ao seu objetivo.

Na hora de pensar no seu nicho de atuação, liste os concorrentes e seus diferenciais, trace o perfil dos consumidores e seu comportamento de compra e considere o momento econômico. Para avaliar o público-alvo, busque o máximo de informações sobre ele e faça o seu perfil.

Já para analisar a sua empresa, veja como está a sua situação, pontos positivos e negativos, como está em relação à concorrência e como o público recebe os seus produtos ou serviços.

 

Como aplicar planos de marketing e obter resultados

Com os planos de marketing em mãos, a sua empresa já pode começar a colocar em prática a estratégia adequada. Para tanto, é possível seguir algumas fases. Veja quais são elas:

  • Fase 1: Planejamento

Aqui, é preciso determinar o que a sua empresa deseja alcançar com a campanha que vai iniciar. Pode ser se tornar referência no mercado ou aumentar a porcentagem de lucro. Ter isso em mente é crucial para nortear as demais etapas.

  • Fase 2: Atração

Nessa fase, escolha quais ações promover, como criar e publicar artigos no blog, interagir com o público nas redes sociais, enviar e-mail marketing, fazer anúncios pagos no Google, anunciar em revistas, usar outdoor, etc. O que for eleito deve ser o que melhor se comunica com o seu público. Faça ainda um cronograma de atividades.

  • Fase 3: Conversão de leads

Quem acessa o blog ou as redes sociais da sua marca é um cliente em potencial e merece a sua atenção. Então, crie conteúdos direcionados e assertivos, como infográficos, e-books e landing pages. Nessas ações, obtenha o e-mail do seu público para a próxima etapa.

  • Fase 4: Qualificação de leads

Se na sua estratégia está o envio de e-mail marketing, é importante obter e-mails de consumidores interessados na sua marca. Com isso, é possível qualificar os leads, ou seja, realizar a conversão de vendas. Esse é apenas um exemplo de ação, sendo que o objetivo deve ser o mesmo: vender e fidelizar.

  • Fase 5: Análise

Por fim, reúna a equipe e analise os resultados. Para tanto, aliás, é preciso acompanhar os mesmos desde o início. Com essa análise, você verifica possíveis falhas e aperfeiçoa a estratégia.

 

Dentro dos planos de marketing, as empresas devem manter um foco na automação de marketing, que gera mais resultados e economia.

 

Conte com a Toulouse, que desde 2004 elabora planos de marketing, sempre com o foco em atingir os objetivos dos clientes. Para tanto, faça contato pelos seguintes canais:

Email – contato@toulousecomunicacao.com.br

Site – toulousecomunicacao.com.br

Skype – toulouse.comunicacao

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