Dentro de uma estratégia de inbound marketing assertiva, a qualificação de leads é uma etapa de extrema importância. É nela onde acontece a preparação para os leads se tornarem oportunidades e vendas, contribuindo não só com uma maior lucratividade, mas também com a autoridade da marca.
Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, descubra tudo a respeito de qualificação de leads: o que é e como ela potencializa suas vendas de forma eficiente.
O que é a qualificação de leads
Vantagens da qualificação de leads para as vendas
O que é a qualificação de leads
A qualificação de leads consiste em classificar clientes em potencial, ou seja, consumidores que mostrem interesse em adquirir o seu produto ou serviço. Essa classificação deve ser feita de acordo com o nível de interesse que apresentam.
Afinal, eles podem ter feito contato com a sua empresa apenas para conhecê-la ou já estão na fase de realizarem uma compra. Ao classificar os leads, portanto, você os separa em grupo e, a partir disso, consegue promover ações de marketing de acordo com o nível de interesse de cada um.
Quando se fala em qualificação de leads, é importante ter em mente que nem todo o contato obtido é um cliente em potencial. Pode não valer a pena investir em alguns contatos, que se mostrarem desqualificados.
Assim, é mais eficiente focar naqueles que realmente possuem chances de comprar da sua empresa. Já quando se fala em contato, trata-se do consumidor que entrou em contato com a sua empresa ou mesmo aquele que foi prospectado pela sua equipe.
Ou seja, são consideradas todas as pessoas que acessaram o site da sua marca, seguem sua empresa nas redes sociais, enviaram um e-mail solicitando informações ou tiveram qualquer outra forma de interação com a sua marca.
Quanto ao nível de interesse em adquirir o seu produto ou serviço, é o funil de vendas. Resumidamente, pode-se dizer que estão no topo quem, por exemplo, apenas entrou no seu site. Na metade, aqueles que sinalizaram interesse, como por exemplo preenchendo um formulário de contato ou enviando um e-mail.
E na última etapa do funil de vendas estão os clientes que estão prestes a realizar a compra, só precisam de um incentivo.
Vantagens da qualificação de leads para as vendas
A qualificação de leads possui uma série de vantagens para a equipe de vendas. Afinal, ao classificar os contatos, é possível verificar quais deles realmente são clientes em potencial e, com isso, focar os esforços neles.
Alguns nichos de mercado, inclusive aqueles com produtos e serviços de maior valor, muitas vezes precisam se esforçar bastante para que o consumidor realize uma compra. Isso porque, em geral, compras com preços mais altos fazem a pessoa ser muito mais cautelosa.
E focar os esforços da equipe em um consumidor que vai acabar nem realizando a compra pode ser considerado até mesmo um prejuízo. Portanto, não deixe de aplicar a qualificação de leads no seu negócio para garantir um maior volume de vendas.
Interessado em qualificação de leads e vendas? Você pode conferir outro artigo, que explica de forma completa o que é o inbound marketing.
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