Uma das dúvidas que norteiam quem possui uma empresa e deseja investir em marketing é sobre definir o orçamento para promover o seu negócio. Ou seja, quanto investir em marketing para sua empresa ter resultados?
Se você também possui essa dúvida e quer saber qual é resposta certa, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir informações e dicas pertinentes ao tema.
Como saber quanto investir em marketing
Dicas para planejar o investimento em marketing
Como saber quanto investir em marketing
Não existe uma única resposta certa para a pergunta “Quanto investir em marketing para sua empresa ter resultados?”. Afinal, essa é uma decisão que depende de diferentes aspectos, no entanto, existem alguns indicativos. Eles auxiliam os gestores a tomarem a decisão sobre o valor do investimento.
Em geral, existe uma recomendação que as empresas devem investir entre 7 a 12% do faturamento mensal bruto em ações de marketing. Mas como dito, essa é só uma sugestão, podendo mudar conforme outros fatores.
Entre eles, se as estratégias são para ações online ou offline, pois as campanhas na mídia tradicional, como rádio, TV e jornal, costumam contar com valores mais altos para atingir os resultados esperados. Enquanto isso, o marketing digital permite investimentos menores para chegar aos objetivos.
Além disso, segundo levantamento das empresas eMarketer e Forrester Research, que atuam no segmento de pesquisa de mercado em marketing, recomenda-se que negócios ainda pouco conhecidos invistam de 12 a 20% do seu faturamento mensal bruto em ações na internet.
Já os empreendimentos conhecidos e consolidados podem investir menos, em torno de 6 a 12% do seu faturamento em marketing digital. Porém, se a empresa realizar vendas B2B, ou seja, apenas para outras empresas, o seu investimento pode ser menor, em torno de 8%.
O primeiro passo, e também o mais importante, é definir os objetivos de curto, médio e longo prazos. Feito isso, a definição do valor a ser investido fica mais assertiva.
O quanto investir em marketing, para empresas que foram recentemente abertas e vão iniciar do zero as estratégias de marketing, pode ser um pouco a mais do que as porcentagens sugeridas. Afinal, em um primeiro momento há custos adicionais.
Exemplos são a criação da logomarca, desenvolvimento do site e materiais gráficos, como cartões de visita, embora a variedade dependa do seu nicho de mercado. Na sequência, vale a pena ter um plano com ações permanentes e o quanto investir em marketing pode seguir as porcentagens citadas. Por isso, na criação do plano de negócios é preciso definir a verba destinada ao marketing, assim como os objetivos e resultados esperados.
No segundo momento, então, de acordo com as necessidades específicas, é indicado criar loja virtual e anunciar no Google e nas redes sociais. Da mesma forma, investir nas técnicas de SEO, bem como na gestão de redes sociais, marketing de conteúdo e e-mail marketing.
Outro ponto a considerar é a necessidade de fazer investimentos maiores em algumas datas comemorativas, como Dia das Mães e dos Namorados, Black Friday, festas de final de ano e demais celebrações ao longo do ano. Essa estratégia, como todas as demais, ajuda na conversão de vendas.
E claro, quanto investir em marketing sofre influência do perfil da equipe responsável por executar o trabalho. Muitos negócios contratam empresas especializadas, com profissionais experientes em marketing, que podem tornar o serviço mais eficiente e os resultados mais rápidos, além de ser mais econômico do que ter uma equipe interna completa.
Agora, que tal ficar por dentro da transformação digital, que vem causando transformações nas empresas e, inclusive, em seu faturamento?
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