fbpx

Relatório de marketing digital: as principais métricas para você acompanhar

12 de agosto de 2021 por na categoria Estratégia, Marketing digital com 0 e 0

Investir em marketing digital tem se mostrado cada vez mais vantajoso para empresas de diversos segmentos de mercado. Afinal, consumidores com todos os tipos de perfis permanecem conectados na internet por horas buscando produtos e serviços.

Mas além de escolher os melhores canais para promover a sua marca, é preciso realizar um relatório de marketing digital com periodicidade. Nele, devem constar as principais métricas, e se você quer saber quais são elas para você acompanhar, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir.

  • Importância do relatório de marketing digital
  • Principais métricas para acompanhar

 

Importância do relatório de marketing digital

Usar a internet para promover produtos e serviços, tornar uma marca mais conhecida e aumentar a conversão de vendas exige investimento financeiro. Por isso, é preciso saber se o que está sendo feito mostra resultados positivos.

Para tanto, é necessário fazer um relatório de marketing digital de maneira periódica. Ao integrá-lo na rotina da sua empresa, é possível obter uma série de vantagens, além de investir em marketing digital de modo que haja o retorno esperado.

Os relatórios permitem que se realize uma análise detalhada dos resultados obtidos, com o objetivo de contribuir com a tomada de decisões dos gestores. Não só sobre manter as campanhas existentes ou ajustá-las, mas em relação às escolhas estratégicas do negócio.

Isso porque estudar os resultados ajuda a compreender melhor o público e o mercado no qual se está inserido. Por consequência, é possível investir em novos produtos, lançar novos projetos e oferecer serviços de maneira que melhor solucione as dores dos clientes em potencial.

 

Principais métricas para acompanhar

Para realizar o relatório de marketing digital, é necessário acompanhar as chamadas métricas, que se referem aos dados que podem fornecer informações a respeito do desempenho de cada campanha ou ação promovida.

Elas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos que a empresa possui ao investir em marketing e com os canais de comunicação utilizados. Entre a grande variedade de métricas, estão as sociais, que servem para avaliar o desempenho da empresa nas redes sociais.

Elas são alcance (quantos usuários recebem os conteúdos publicados), engajamento (quantos internautas curtem, comentam, clicam ou compartilham os posts) e o número de seguidores. Há também as métricas de negócio, que se referem aos resultados obtidos com o marketing digital.

Exemplos são pedidos de orçamento, compras recorrentes, ticket médio, quantidade e valor total das vendas, renovações de contrato, entre outras.

Algumas métricas podem ser acompanhadas no dia a dia e também devem constar no relatório de marketing digital. São elas o número de visitantes do seu site ou blog e leads X taxa de conversão.

Além disso, é importante avaliar o desempenho dos canais de comunicação nos quais se investe de forma separada. Então, se a sua empresa faz uso de e-mail marketing, mídia paga, busca orgânica, entre outros, identifique os leads gerados em cada um.

Outras métricas relevantes são Custo por Lead para avaliar se a sua geração está vantajosa; Custo por Clique para descobrir o custo-benefício dos anúncios pagos, como o Google Ads; Taxa de Abertura de E-mail e Taxa de Clique, que mostram o potencial dos e-mails enviados para o seu público.

 

Saiba mais sobre as métricas das redes sociais que são importantes para serem analisadas pelos gestores das empresas.

 

Quem busca formas de melhorar os resultados do seu marketing digital pode conversar com um especialista da Toulouse pelos seguintes canais:

contato@toulousecomunicacao.com.br

toulousecomunicacao.com.br

Skype: toulouse.comunicacao

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103