O uso das redes sociais cresce a cada dia como uma das principais ações de marketing. Porém, para que ofereçam resultados positivos, é preciso analisar as métricas dessas redes. Dessa forma, é possível verificar se o que é feito atinge os objetivos esperados. E, caso não esteja, basta realizar alguns ajustes.
Gostou do assunto e quer saber mais sobre como a análise de redes sociais é importante para os resultados de marketing? Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, confira muitas informações.
Como fazer gerenciamento das redes sociais
Métricas usadas para analisar resultados
Como fazer gerenciamento das redes sociais
Antes de saber como fazer a análise de redes sociais, é importante entender que a melhor estratégia é gerenciar as redes sociais. Para tanto, é preciso seguir algumas recomendações.
Escolher redes sociais
A primeira etapa do gerenciamento de redes sociais consiste em definir quais são as mais eficientes para se comunicar com o seu público-alvo. Então, é preciso saber quais eles mais usam.
Definir objetivos
É essencial definir o que se quer ao usar as redes sociais. Isto é, qual o objetivo de incluí-las na estratégia de marketing da sua empresa. Pode ser para se relacionar com os clientes, para vender ou para criar autoridade com conteúdos relevantes.
Criar conteúdos
A escolha dos conteúdos das postagens nas redes sociais está diretamente relacionada aos objetivos da sua empresa. Os objetivos podem ser variados, mas é fundamental tê-los em mente, para ajudar a criar os posts.
Aplicar cronograma
O gerenciamento consiste ainda em fazer um cronograma de publicações, para posterior análise de redes sociais. Deve-se determinar os conteúdos a serem postados em cada perfil, conta ou fanpage, com qual frequência e em que dias e horários.
Métricas usadas para analisar resultados
As principais redes sociais oferecem recursos para realizar a análise dos resultados obtidos em um período de tempo. Veja quais são as métricas dos sites mais populares.
Facebook
Para a análise de redes sociais no Facebook, pode-se conferir as curtidas de cada post, bem como comentários e compartilhamentos. O alcance é outra métrica e significa o número de usuários que viram cada postagem.
Consegue-se ainda verificar os dias e horários em que publicações têm mais alcance. Essas informações podem ser usadas para as próximas postagens, para assim atingir mais pessoas dentro do seu público.
Twitter
Aqui, é possível ver o número de menções, bem como de visitas ao perfil da sua empresa e impressões dos tweets. Além disso, você consegue saber quais publicações tiveram maior destaque e, assim, apostar em postagens semelhantes.
O Twitter permite ainda conhecer o perfil da sua audiência, através da apresentação de suas características pessoais e do seu comportamento virtual. Isso contribui em muito na construção da sua persona.
Instagram
As principais métricas dessa rede social são o alcance, as impressões, as visualizações do perfil e os seguidores. Cliques no site e as publicações mais populares são outras informações disponíveis para a análise de redes sociais.
Com todas essas informações é possível adaptar a sua comunicação digital de modo que ofereça resultados cada vez mais positivos.
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