fbpx

A análise de redes sociais é importante para os resultados de marketing

20 de agosto de 2020 por na categoria Redes Sociais com 0 e 0

O uso das redes sociais cresce a cada dia como uma das principais ações de marketing. Porém, para que ofereçam resultados positivos, é preciso analisar as métricas dessas redes. Dessa forma, é possível verificar se o que é feito atinge os objetivos esperados. E, caso não esteja, basta realizar alguns ajustes.

Gostou do assunto e quer saber mais sobre como a análise de redes sociais é importante para os resultados de marketing? Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, confira muitas informações.

  • Como fazer gerenciamento das redes sociais
  • Métricas usadas para analisar resultados

Como fazer gerenciamento das redes sociais

Antes de saber como fazer a análise de redes sociais, é importante entender que a melhor estratégia é gerenciar as redes sociais. Para tanto, é preciso seguir algumas recomendações.

  • Escolher redes sociais

A primeira etapa do gerenciamento de redes sociais consiste em definir quais são as mais eficientes para se comunicar com o seu público-alvo. Então, é preciso saber quais eles mais usam.

  • Definir objetivos

É essencial definir o que se quer ao usar as redes sociais. Isto é, qual o objetivo de incluí-las na estratégia de marketing da sua empresa. Pode ser para se relacionar com os clientes, para vender ou para criar autoridade com conteúdos relevantes.

  • Criar conteúdos

A escolha dos conteúdos das postagens nas redes sociais está diretamente relacionada aos objetivos da sua empresa. Os objetivos podem ser variados, mas é fundamental tê-los em mente, para ajudar a criar os posts.

  • Aplicar cronograma

O gerenciamento consiste ainda em fazer um cronograma de publicações, para posterior análise de redes sociais. Deve-se determinar os conteúdos a serem postados em cada perfil, conta ou fanpage, com qual frequência e em que dias e horários.

Métricas usadas para analisar resultados

As principais redes sociais oferecem recursos para realizar a análise dos resultados obtidos em um período de tempo. Veja quais são as métricas dos sites mais populares.

  • Facebook

Para a análise de redes sociais no Facebook, pode-se conferir as curtidas de cada post, bem como comentários e compartilhamentos. O alcance é outra métrica e significa o número de usuários que viram cada postagem.

Consegue-se ainda verificar os dias e horários em que publicações têm mais alcance. Essas informações podem ser usadas para as próximas postagens, para assim atingir mais pessoas dentro do seu público.

  • Twitter

Aqui, é possível ver o número de menções, bem como de visitas ao perfil da sua empresa e impressões dos tweets. Além disso, você consegue saber quais publicações tiveram maior destaque e, assim, apostar em postagens semelhantes.

O Twitter permite ainda conhecer o perfil da sua audiência, através da apresentação de suas características pessoais e do seu comportamento virtual. Isso contribui em muito na construção da sua persona.

  • Instagram

As principais métricas dessa rede social são o alcance, as impressões, as visualizações do perfil e os seguidores. Cliques no site e as publicações mais populares são outras informações disponíveis para a análise de redes sociais.

 

Com todas essas informações é possível adaptar a sua comunicação digital de modo que ofereça resultados cada vez mais positivos.

Descubra mais sobre o assunto em um artigo que explica quais números das redes sociais são importantes para o marketing.

Converse com um consultor da Toulouse Comunicação, que tem especialistas em redes sociais, pelo e-mail contato@toulousecomunicacao.com.br, através do site toulousecomunicacao.com.br ou Skype  toulouse.comunicacao

Adicionar comentário

© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103