Criar um cronograma de atividades para o marketing digital é uma forma eficiente de planejar as ações a serem realizadas. Além de oferecer uma visão ampla da estratégia, torna a publicação mais organizada.
Também oferece outras vantagens. Então, ficou interessado no assunto e quer saber mais? Continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, entenda como um calendário de postagens melhora seus resultados de marketing.
O que é um calendário de postagens
Vantagens do calendário de postagens
O que é um calendário de postagens
O calendário de postagens é um documento onde consta todo o cronograma de publicações relacionadas ao marketing de um determinado período. Sejam os posts para as redes sociais e blogs, sejam para as campanhas de anúncios, envio de e-mails marketing ou newsletter.
E claro, demais ações que se pretende executar na sua empresa para promovê-la. Desse modo, não pode faltar no documento a data de publicação ou envio de cada conteúdo. Mas não só isso, para um calendário de postagens funcional, vale a pena incluir outras informações.
Entre elas, os temas e formatos de cada conteúdo, bem como as suas palavras-chave, a persona e a etapa da jornada do cliente ao qual a publicação ou envio pertence. Promoções e outros dados relevantes também podem aparecer no documento.
Com essa ferramenta, toda a equipe envolvida no marketing pode ter uma visão clara e ampla do que está previsto para o próximo mês ou mesmo para um período maior. No entanto, para melhorar os resultados de marketing é importante ainda criar ações assertivas.
Ou seja, não adianta ter um calendário de postagens bem elaborado, se o que está previsto para ser feito não mostrar consistência. Isso quer dizer que os conteúdos a serem publicados devem ter qualidade, falar a língua do público-alvo e se relacionar com os seus interesses.
Outro cuidado essencial é o de escolher uma frequência apropriada para as publicações. Não é indicado publicar um imenso número de conteúdo. Por outro lado, não se deve publicar posts apenas eventualmente.
Mas a frequência ideal depende da estratégia, assim, deve ser avaliada. E mais importante do que a quantidade é a qualidade e de regularidade das publicações.
Vantagens do calendário de postagens
Como você pode ver, o calendário de postagens oferece a vantagem de ajudar no planejamento e na organização do marketing da sua empresa. Por consequência, é possível alcançar importantes resultados. Entre eles, um maior tráfego no seu site e o crescimento do volume de leads.
Com isso, as chances de aumentar a taxa de conversão do seu negócio são muito maiores. Mas existem outros benefícios do calendário de postagens, como a possibilidade de contar com total controle sobre a estratégia em execução.
Dessa maneira, se a equipe analisar que é preciso fazer ajustes em algum conteúdo, as melhorias se tornam mais dinâmicas. E mais, ao incluir esse documento na rotina, os resultados de marketing dos meses anteriores podem ser avaliados de modo mais rigoroso.
Quando isso é feito, consegue-se perceber em mais detalhes a evolução dos resultados. Isso contribui para que as campanhas de marketing da sua empresa se tornem cada vez mais assertivas.
Somos uma agência de propaganda e marketing cujo nome foi inspirado na criatividade, inteligência e simplicidade de Toulouse-Lautrec, pintor francês que revolucionou sua época e abriu as portas para a publicidade. Desde 2004 geramos soluções em comunicação tratando cada cliente como uma obra de arte, buscando seu traço próprio, cor e significado. Cada projeto é único e especial. Ter a parceria da Toulouse é sinônimo de contar com uma agência completa, do planejamento à entrega do resultado.
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