O marketing digital é, hoje, uma forma eficiente de chegar a clientes dos mais diversos segmentos de mercado e com a indústria não é diferente. Mesmo que as empresas desse setor vendam para outras empresas, ações de publicidade na internet são essenciais.
Para tanto, recomenda-se uma estratégia de inbound marketing adequada, que consiga chamar a atenção do cliente em potencial, ou seja, atraí-lo para o seu negócio, deixando-o interessado. E, por consequência, feche negócio, realizando uma compra.
Quer saber como obter sucesso nessa jornada? Então, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir.
O que é inbound marketing para indústrias
Atração e conversão de clientes B2B
Exemplo de estratégia para indústrias
O que é inbound marketing para indústrias
Antes de falar sobre exemplos de estratégia de inbound marketing, é preciso entender o que significa esse conceito. Inbound marketing, basicamente, acontece quando o cliente busca a sua empresa e não ao contrário.
No caso dos meios de comunicação tradicionais, como televisão e rádio, o consumidor está ouvindo ou assistindo a um programa e os anúncios atuam de forma passiva. Claro que esses meios de comunicação têm um poder muito grande sobre os consumidores, mas o inbound marketing trabalha de uma forma diferente, onde os consumidores procuram a empresa de forma ativa.
Afinal, consiste em blogs, sites, redes sociais e outros canais de comunicação, geralmente, online, onde é o consumidor que tem que encontrar a marca. Claro que para isso é preciso estar presente nos canais usados pelo cliente.
Atração e conversão de clientes B2B
Na indústria, a estratégia de inbound marketing é muito mais eficiente, pois é direcionada. E a palavra atração é fundamental, já que se deve atrair o cliente em potencial. Para tanto, a empresa deve ter um site apresentando os seus produtos e serviços, dados para contato e informações relevantes que sirvam para tirar as dúvidas dos clientes.
Um blog também é relevante, pois é onde são publicados conteúdos como artigos e vídeos, que certificam a autoridade da empresa no seu nicho de mercado.
Quando essas e outras ações são feitas adequadamente, consegue-se a conversão de clientes B2B. Essa expressão é usada quando uma empresa vende para outra empresa e não para um consumidor, como é o caso do comércio.
Exemplo de estratégia para indústrias
A melhor estratégia de inbound marketing depende do seu público-alvo. Então, o primeiro passo é identificá-lo e conhecer as suas características. No caso de B2B, é preciso saber quais são as empresas que compram da sua indústria.
O que eles procuram? Como querem ser atendidos? Qual o prazo que exigem? Essas informações são essenciais para atrai-lo. Para visualizar mais claramente, confira um exemplo de estratégia para indústria.
Passo 1
Depois de identificar as características do seu público-alvo, avalie quais canais de comunicação eles preferem usar para obter informações dos seus fornecedores. Pode ser o site e o blog, mas também presença nas redes sociais. Quais eles mais usam? Invista nelas também.
Passo 2
Tenha uma equipe qualificada para desenvolver conteúdo de qualidade na web, assim, é possível fazer a conversão dos visitantes do seu site, blog, perfil nas redes sociais, etc. em leads. Isto é, em clientes em potencial, que estejam interessados na sua marca.
Passo 3
Invista na qualificação de leads, isso significa fazer com que eles deem um passo adiante, rumo à efetivação da compra. Essa etapa pode ser feita com o envio de e-mail marketing, a fim de convencer o cliente a adquirir o seu produto.
Passo 4
Consiste na venda propriamente dita, o que exige aproveitar as oportunidades. Por isso, é importante sempre responder com rapidez as mensagens, ligações e outras formas de contato que o cliente faz com a sua empresa.
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